Enquanto os olhares de todo mundo estavam no PlayStation 4 e Xbox One, a Nintendo obtinha uma vitória modesta, mas bem significativa. De acordo com dados revelados esta quinta (16) pelo NPD – via VG247 –, o console portátil foi o mais vendido de 2013 nos Estados Unidos, deixando para trás até mesmo os concorrentes da nova geração.

A consultoria não divulga os números específicos de cada aparelho, então não há muita análise que possa ser feita aqui, a não ser que a Nintendo fale sobre suas vendas. A Microsoft, por outro lado, comemorou a primeira colocação em suas respectivas categorias, com o Xbox 360 e o Xbox One vendendo mais que o PS3 e o PlayStation 4.

De acordo com Larry Hryb, também conhecido como Major Nelson ou como diretor de comunidades da empresa, os aparelhos venderam, respectivamente, 643 mil e 908 mil unidades nos EUA. Os números combinados representam 46% do mercado de consoles do país e um crescimento de 10% para a marca em relação a 2012.

Os números gerais, porém, apresentam queda. Apesar de 2013 ter sido um ano extremamente aquecido, com grandes lançamentos e a chegada de novos consoles, o mercado apresentou uma queda de 17% em dezembro e 11% ao longo de todo o ano. A culpa da NPD, por incrível que pareça, foi justamente a falta de jogos em quantidade, com títulos que, apesar de grandes, foram escassos. A indústria movimentou mais dinheiro, mas as vendas continuam em queda.

No campo dos jogos, Grand Theft Auto V foi o grande vencedor de 2013, como já era de se esperar. O jogo da Rockstar conseguiu quebrar uma hegemonia de quatro anos da franquia Call of Duty, que ficou em segundo lugar com seu mais recente título, CoD: Ghosts.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)