Vamos aproveitar nossa zeratina de Resident Evil: Revelations, que está em andamento, para falar deste que é um dos games mais carregados de simbologia de toda a franquia. Isso, provavelmente, é fruto de uma mudança de roteirista. Dai Sato, responsável pelo argumento do game, é um veterano de animes como “Stand Alone Complex” e “Cowboy Bebop”, mas, até então, nunca havia trabalhado em um título original para os consoles.

Para o trabalho, Sato usou como influência uma das obras mais clássicas da história: “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. O livro, escrito por um dos maiores poetas italianos, tem fortes raízes religiosas e conta a história de uma viagem do próprio autor do Inferno até o Paraíso.

As referências não são difíceis de serem notadas. Afinal de contas, o livro está na mesa de Clive O’Brian durante as cenas do game e trechos da obra aparecem na abertura de cada um dos capítulos. As aparições d’”A Divina Comédia” em Resident Evil: Revelations, porém, vão muito além disso e fazem parte da concepção da Veltro, a organização terrorista que serve como antagonista do game.

Abandone toda a esperança aquele que aqui entrar

A frase acima, proferida pelo terrorista durante uma das cenas-chave de Resident Evil: Revelations, é também um dos trechos mais famosos de “A Divina Comédia”. No livro, a frase está escrita nos portões do Inferno e recebe de forma soturna todos aqueles que por ali passam.

A palavra Veltro, em italiano, significa galgo inglês, uma raça de cachorro reconhecida por sua fidelidade, inteligência e agilidade, tornando-a uma das principais escolhas para caçadas. Em “A Divina Comédia”, um cão desse tipo é o responsável por guiar as boas almas ao Purgatório, evitando que elas seguissem até o inferno.

O simbolismo vai ainda mais além. O galgo inglês é um cão facilmente reconhecível, que vive por muitos anos e raramente sofre de doenças genéticas ou degenerativas. Sendo assim, são mais adaptáveis às condições do ambiente, resistindo à escassez de comida ou água sem que fiquem enfraquecidos. Assim como uma ideia, são animais que resistem a quase tudo.

Resident Evil Revelations

Não existe animal melhor para aparecer na bandeira de um grupo terrorista que tem como objetivos a vingança e a revelação da verdade. Mesmo após ter sido considerada acabada, logo após a destruição de Terragrigia, a Veltro “retorna dos mortos” para concluir sua missão, forte como sempre e motivada a infectar um quinto da população mundial com o vírus T-Abyss.

As referências também estão presentes na localização da base da Veltro, nos montes gelados de Valkoinen Mökki, na Finlândia. Durante uma investigação no local, Chris e Jessica enfrentam uma série de obstáculos assim como aqueles que buscam o Paraíso em “A Divina Comédia”. Para chegar até lá, o indivíduo deve provar seu valor em diversos sacrifícios de purificação.

Um encontro com Zenóbia

Uma referência circunstancial também pode ser percebida entre A Divina Comédia e o destino do navio Queen Zenobia, onde se passa parte da trama de Resident Evil: Revelations. O cruzeiro é o local da última transmissão feita por Chris Redfield antes do desaparecimento que motivou a ida de Jill e Parker ao local, dando início a toda a trama.

Herbert_Schmalz-Zenobia

O nome da embarcação é uma referência clara à Rainha Zenóbia (vista acima, em quadro de Herbert Schmalz), que governou e levou a cidade de Palmira, na Síria, a tempos de glória durante o século III. De acordo com a História Augusta, uma série de biografias de imperadores romanos, ela é uma das descendentes de Dido, rainha de Cartago, na Tunísia.

Em “A Divina Comédia”, Dante se encontra com Dido no segundo círculo do Inferno, onde ela está condenado a sofrer pela eternidade em um redemoinho devido à sua luxúria. O destino de sua “filha” Queen Zenobia em Resident Evil: Revelations é semelhante, já que o navio fantasma permanece à deriva em pleno Mar Mediterrâneo, em meio a águas turbulentas.

Ficou interessado? A Divina Comédia é um livro que é de domínio público, ou seja, pode ser baixado gratuitamente. Além disso, se você já não conhece Resident Evil: Revelations, pode acompanhar a zeratina com comentários ao longo das próximas semanas. Nesta segunda-feira (16), tivemos a segunda parte do game.

Este artigo foi publicado originalmente no Resident Evil SAC. Aqui, aparece com pequenas adaptações.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)