Mais de 50 milhões de usuários de internet em todo o mundo, e cerca de 20 mil membros de diversos governos tiveram seus dados roubados e, pior ainda, expostos por hackers recentemente, segundo uma análise da PSafe, uma das empresas responsáveis pela segurança e performance mobile no Brasil. Esta constatação se refere à dados vazados na deepweb, o espaço utilizado por muitos cibercriminosos sem que seja possível identificá-los. E tal ocorrido impactou diversos países como Brasil, Estados Unidos e México, além de funcionários da NASA, já que existem nomes, endereços completos, e-mails e profissões dos usuários divulgados.

Apesar de ser um caso que impressiona pelo nível de profundidade das informações extraídas, este é apenas mais um caso em meio a tantos em que a vulnerabilidade é alvo de ataques. Outras empresas no mercado eletrônico como Yahoo!, LinkedIn e MySpace já tiveram suas bases invadidas e roubadas outrora, causando prejuízos enormes, tanto para as companhias quanto para seus usuários.

Na análise realizada pelo time de Segurança da PSafe, o Brasil está listado em segundo lugar no top 20 dos países mais afetados, estando atrás apenas dos Estados Unidos, com 1,2 milhão de pessoas encontradas. Considerando este cenário, é preciso se conscientizar sobre segurança no mundo digital e redobrar a proteção é primordial para evitar transtornos e riscos, cujas consequências podem afetar o usuário a longo prazo até.

socialmedia

Algumas orientações importantes, portanto, podem ser seguidas, e a principal delas envolve utilizar uma senha forte para acessar redes sociais ou bloquear acesso a qualquer conta ou dispositivo. Para se obter uma senha segura, deve-se utilizar pelo menos 10 caracteres, incluindo letras minúsculas e maiúsculas, além de números e caracteres especiais quando possível. Além disso, é recomendado que o usuário altere a sua senha regularmente, e utilize sempre senhas diferentes para suas contas.

Ter um antivírus certificado no seu smartphone e computador também é uma etapa importante para se proteger, e claro, ter cuidado ao usar computadores públicos e redes Wi-Fi abertas, pois é muito mais fácil um hacker atacar um computador público do que aquele que você usa em sua casa. Os aparelhos eletrônicos compartilhados permitem que qualquer usuário repasse e instale arquivos maliciosos, visando roubar os dados de quem utilizá-los. O mesmo se aplica às redes Wi-Fi, pois pontos de acesso à internet com uma senha muito simples ou, pior ainda, sem senha alguma, dificilmente irão impedir que um hacker consiga acesso a todos os periféricos que estão conectados a esta rede.

Por fim, é necessário se atentar a conexões com redes fechadas de empresas, pois ao abrir e-mails pessoais, baixar arquivos e conectar aparelhos externos dentro de redes corporativas, é possível que sem querer um vírus seja levado, e, isto consequentemente, irá impactar outros usuários conectados. Aqui, um bom antivírus instalado e ativo pode impedir que esta ameaça se alastre, evitando o comprometimento dos celulares, computadores e demais equipamentos conectados.

Tags: , ,

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)