A NVIDIA lançou seu conjunto de ferramentas para desenvolvedores, o GameWorks, criado especialmente para ajudar a criação de games. Entre os vários recursos oferecidos pelo pacote de software, um está se mostrando controverso para a indústria de games que é o conjunto de bibliotecas otimizadas que a empresa oferece para a criação de jogos com suas placas de vídeo.

Para quem não sabe o que significa uma biblioteca em computação, vai um resumo: é um conjunto de códigos devidamente organizados que ajudam a resolver determinados problemas para o desenvolvedor, sem que ele precise desenvolver do zero tais peças de códigos. Um motor gráfico, por exemplo, é um tipo de biblioteca, que organiza e expõe um conjunto de funções específicas para gerar gráficos e administrar seus recursos. Ela se aplica a muitas coisas, incluindo efeitos de partículas, modelos de iluminação, texturas e fumaça, que são reforçadas com a ajuda dos excelentes engenheiros da NVIDIA.

Watch Dogs da Ubisoft é o mais recente título de PC a tirar vantagem desse sistema. Os desenvolvedores licenciam essas tecnologias da Nvidia como o TXAA e o ShadowWorks para oferecer uma ampla gama de melhorias gráficas para elementos como fumaça, iluminação e texturas. Os engenheiros normalmente trabalham junto com os desenvolvedores para melhorar a execução do seu código final.

Como você está suspeitando pelo titulo, o GameWorks da Nvidia é uma boa notícia apenas para a própria empresa, os seus parceiros de desenvolvimento e os usuários de sua GPU. Isso é algo lógico e serve a uma fatia considerável do mercado. Mas, de acordo com Robert Hallock, da AMD, essa é uma terrível noticia para o ecossistema de jogos para o PC em geral.

Em entrevista à revista Forbes, Hallock afirmou que a ferramenta representa uma ameaça clara e presente para os jogadores por deliberadamente afetar o desempenho dos produtos da AMD – presentes em 40% do mercado – para aumentar a margem em favor dos produtos da NVIDIA. E que a participação no programa, muitas vezes, impede os desenvolvedores de até mesmo aceitarem sugestões da concorrência, que iriam melhorar o desempenho diretamente no código do jogo, que é a forma mais desejável de otimização.

Assim, um estúdio parceiro como a Ubisoft pode sugerir ou escrever melhorias para a biblioteca da GameWorks, mas a AMD não está permitida ver essas mudanças ou sugerir algo. Segundo Hallcock, o trabalho dos desenvolvedores é fundado totalmente em códigos abertos e compartilháveis, os quais disponibilizam em seus portais de desenvolvedores. E acreditam que permitir ao desenvolvedor códigos óbvios e editáveis pode beneficiar a todos, não apenas ao hardware da AMD, mas a todos os jogadores, que se beneficiam da parceria com o desenvolvedor. É o TressFX Hair, que roda igualmente bem em hardwares da AMD e NVIDIA, por exemplo.

Mais especificamente em Watch Dogs, que tem sido testado em uma variedade de novas placas de vídeo da AMD e Nvidia, os resultados são fascinantes e frustrantes ao mesmo tempo. É evidente que o jogo foi otimizado para o hardware da NVIDIA, mas é impressionante o quão mal trabalhado está para os dispositivos da AMD. Com certeza, uma multidão de jogadores chateados irão culpar a empresa pelo baixo desempenho, quando necessariamente não é culpa dela.

Hallock ainda afirmou que a AMD irá lançar um novo driver para o público essa semana que possui melhorias. Mas, infelizmente, o desenvolvedor está incerto se a empresa conseguirá obter ganhos adicionais devido às infelizes práticas do programa GameWorks.

Por outro lado, o ex-engenheiro sênior da NVIDIA, John McDonald, discorda. Em declarações feitas pelo Twitter (via VG24/7), ele rebateu as críticas de Hallock afirmando que ele está “falando bobagem” e que a empresa, em momento algum, tentou minar a participação de seus concorrentes no desenvolvimento de jogos por produtoras parceiras.

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