Durante a Warner Bros. Games Summit deste ano, o NGP teve a oportunidade de testar alguns jogos que serão publicados pela empresa ainda neste ano e no começo do próximo. Um deles era Need For Speed Payback, o novo game da franquia que foi revelado durante a E3 2017. Na ocasião, a build disponível para testes era a mesma que foi demonstrada durante o anúncio na feira americana.

No início, há uma tela mostrando quais são os comandos utilizados no controle (muito simples por sinal: acelerar, brecar, freio de mão e turbo), e logo depois, uma cutscene, mostrando um carro sendo alocado dentro de um caminhão. Por fim, a demonstração de verdade começa, já em meio à estrada no deserto. O percurso é bem simples: serve para mostrar ao jogador como controlar o carro, de modo que ele se adapte aos comandos. Além disso, somos apresentados a dois dos protagonistas nesta parte: Jess e Tyler, que conversam o tempo todo dentro do veículo que estamos controlando.

Quando o jogador chega ao ponto de encontro marcado no mapa, isto é, um posto de gasolina, há a exibição de uma nova cutscene, desta vez mostrando Jess e Tyler fora do carro, enchendo o tanque do transporte, enquanto observam um caminhão sendo escoltado. Os dois então retornam para dentro e, ao fim da cena (cuja transição é em tempo real), uma nova corrida tem início. O objetivo desta vez é perseguir e se aproximar do dito caminhão, mesmo que isso signifique se livrar das escoltas. Tudo isso precisa ser feito antes de chegarmos ao túnel da estrada.

Por sinal, por ser uma estrada em meio ao deserto durante o dia, não deu para vislumbrar muito da capacidade gráfica do jogo, exceto por um carro ou outro que cruzava nosso caminho. O sistema de colisão dos carros adversários é um pouco confuso, pois não dava para entender exatamente o que os levaria a capotar e, por tabela, serem eliminados. Contudo, chocar-se contra a lateral das escoltas algumas vezes, ou faze-las bater em algum obstáculo à frente, parecia ser o suficiente.

As colisões, por sinal, tomam a cena para mostrar o estrago em slow-motion, o que me faz pensar se isso será recorrente e se ocorrerá com todos os carros que enfrentaremos… Afinal, pode ficar apenas muito chato e cansativo depois de algum tempo. Algo que incomodou genuinamente e que torcemos para que corrijam na versão final é a questão do objetivo. O carro que controlávamos precisava se aproximar do caminho por trás. Parece fácil, mas não é. Para concluir a missão, é preciso se colar na traseira do transporte dentro de uma determinada janela de espaço. É necessário ser muito preciso aqui, e isso pode atrapalhar um pouco os jogadores.

Por fim, após chegar ao túnel e conseguir concluir o objetivo, uma nova cena é ativada: o motorista do caminhão parece estar fora de controle, e faz o possível para não nos deixar aproximar dele, acelerando com tudo. Para piorar, novos reforços chegam, e estes, diferentes dos anteriores, são mais difíceis de lidar. Aqui o tempo está contra nós e enfim temos um desafio agradável, pois precisamos derrubar as três novas escoltas e ainda grudar na lateral direita do caminhão (novamente, é preciso se aproximar de uma maneira muito precisa, extremamente scriptada), antes que ele chegue à cidade. Tudo isso, dirigindo na contramão da estrada!

Assim que conseguimos cumprir esta nova missão, uma nova cutscene é exibida: Jess sai do carro de Tyler e entra no caminhão, e por pouco não é pega por um carro que vem da direção oposta, no melhor estilo “Velozes e Furiosos”. Segundos depois, um novo carro sai do contêiner do caminhão, desta vez dirigido por Jess. Assim que ela aterrissa no asfalto, assumimos o controle dela, retornando pela estrada que acabamos de contornar. Ao contrário do carro de Tyler, da personagem é muito mais veloz, mas parece ter uma direção muito mais estável, tornando-o um pouco mais fácil de manobrar nas curvas.

Entretanto, conseguimos provar muito pouco do sabor desta nova e bela lataria, já que a demonstração acaba justamente quando Jess está prestes a se encontrar com a polícia, trazendo à tona toda aquela nostalgia de Need For Speed Most Wanted de uma só vez. Por enquanto, não dá para saber em que momento exatamente esta corrida acontece no enredo do game – e tampouco se haverá alterações deste trecho na versão final do game. Segundo Giorgio Tumoli, representante da área de Marketing da WB, a premissa do game segue “A Casa”, um cartel que controla toda a cidade onde se passará o título.

Os protagonistas Tyler (o sonhador), Mac (o artista) e Jess (o cérebro da equipe) querem vingança contra o cartel, mas o motivo aparentemente só descobriremos jogando. Até então há cinco modelos de carros: Corrida, Drift, Off-Road, Drag e Runner. E como não poderia deixar de ser, será possível customizar tudo! Need for Speed Payback chega em 10 de novembro para PS4 e Xbox One (compatível com os consoles PS4 Pro e XOneX) por R$ 249,90. O game será legendado em português e o modo campanha single-player não precisará de internet.

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