Watch Dogs era pra ter sido lançado em 2013, mas a Ubisoft resolveu adiar seu lançamento para poder dar um maior polimento ao jogo e entregar um produto final mais “redondo” e consistente. Muitos fãs que aguardavam ansiosamente reclamaram da decisão da empresa, mas a poucos dias do lançamento, cada vez mais dá pra ter certeza que a Ubisoft acertou na escolha.

Em declarações ao site MCV, Jonathan Morin, diretor criativo do jogo, comentou alguns pontos que foram melhorados e corrigidos com esse tempo a mais de produção. O game, que já é segundo colocado nas maiores pré-vendas da Ubisoft não foi adiado para ter partes refeitas ou mudadas, mas sim, para que a empresa conseguisse entregar um produto completamente adequado a sua proposta, proporcionando aos jogadores uma experiência única.

Segundo ele, quando a equipe estava perto da primeira data de lançamento do jogo, seria necessário pegar alguns “atalhos na produção” para cumprir o prazo, e isso poderia resultar em uma série de problemas, diminuindo o impacto do jogo e a sua qualidade. Esses fatores foram determinantes para a decisão do adiamento.

Morin disse que um dos aspectos melhorados foi o sistema de “mira”. Com Chicago sendo um enorme campo para hacks, o jogo apresentava problemas na hora em que o jogador tinha diversas opções, e o sistema de seleção de qual aparelho/cidadão hackear foi amplamente ajustado para trazer mais precisão para o jogador. Isso é importante especialmente em momentos de ação mais frenética, onde tudo acontece muito rápido e o usuário precisa contar com um sistema preciso para não falhar em sua missão ou deixar passar elementos importantes.

Outro ponto que foi aperfeiçoado, é o impacto desse recurso durante a jornada de Aidan. Morin comentou que quanto maior o número e a complexidade dos hacks, diferentes reações podem ser desencadeadas, não só em elementos eletrônicos, mas também por parte da população, que poderá passar a enxergar Aidan de forma mais amigável ou como um mero criminoso virtual. Não haverá uma “receita” para fazer com que Aidan seja visto de uma forma ou de outra, tudo dependerá do momento, da situação e da forma que o jogador efetuar as ações. O mesmo vale para os hacks, que podem ou não dar ao jogador ganchos para penetrar em locais ainda mais restritos do sistema, e isso depende dos mesmos fatores: momento, situação e forma como são efetuados.

Uma nova franquia?

Thomas Geffroyd, diretor de conteúdo do jogo, comentou que quando se trabalha em um título “AAA” como Watch Dogs, é uma possibilidade transformá-lo em uma franquia, já que o potencial para isso é enorme. Dessa forma, ele e o restante da equipe da Ubisoft já imaginam possíveis desdobramentos da trama, o que pode até resultar em novos jogos.

Ele afirma que embora a equipe no momento esteja concentrada apenas no lançamento do jogo, é impossível não imaginar o que o futuro reserva, ainda mais se tratando de um jogo com tema tão contemporâneo como a tecnologia e a forma que ela afeta as nossas rotinas.

Watch Dogs chega ao mercado no dia 27 de maio, com cópias para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC. A versão de Wii U será lançada posteriormente, em data ainda a ser definida.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)