A Bethesda é hoje uma das principais empresas do mercado de jogos, além de ser referência quando o assunto são os RPGs de mundo aberto. Mas, no final dos anos 90, ela quase fechou as portas após uma série de decisões erradas e teria realmente falido se não fosse o sucesso de um game em particular: The Elder Scrolls III: Morrowind.

Falando ao site Gamestar (via Kotaku), o diretor Todd Howard disse que, após o sucesso do segundo game da série, Daggerfall, a Bethesda começou a trabalhar em diversos games ao mesmo tempo. E, de acordo com eles, alguns não foram exatamente a aposta mais correta, para a desenvolvedora ou para o momento, o que acabou resultando em uma série de fracassos comerciais e de crítica.

Como resultado, a estrutura do estúdio foi diminuída ao ponto de apenas seis pessoas permanecerem trabalhando. E foi aí que o pequeno grupo tomou a decisão de focar completamente no desenvolvimento de Morrowind, sabendo que, se o jogo não fosse bem-sucedido, tudo estaria acabado. Mas, se não fizessem isso, o destino seria o mesmo. Então por que não tentar?

Para Howard, foi esse esforço coordenado que firmou as bases do que a companhia é até hoje. O título foi um sucesso, a empresa conseguiu se reerguer e está aí até hoje, com uma série de desenvolvedoras menores sob seus braços e trabalhando em alguns dos principais games do mercado.

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