Após sete anos de desenvolvimento e uma tonelada de dinheiro em gastos, a Blizzard finalmente anunciou algo que algumas pessoas com certeza já esperavam: Titan está cancelado. Em declaração oficial, o co-fundador do estúdio, Mike Morhaime, disse apenas que a empresa foi incapaz de criar um game divertido.

Originalmente, Titan foi anunciado como um possível sucessor para World of Warcraft, um MMO de grande escala que seria o projeto mais ambicioso já criado pela companhia. Começou, então, um longo processo de produção, que resultou em vários quase cancelamentos mas uma perseverança por parte do estúdio, em uma sequência que, só agora, chega a seu final de forma negativa.

Em 2013, em meio a rumores sobre cancelamento, a Blizzard anunciou que Titan estava passando por um processo de “reavaliação”. E foi nessa etapa que, segundo Morhaime, a empresa percebeu que os envolvidos não tinham paixão alguma pelo projeto. Quando perguntados se queriam continuar trabalhando no jogo, a resposta foi unânime: não.

Mesmo assim, um pouco do que seria o game será aproveitado no futuro. Também falando ao Polygon, o vice-presidente de desenvolvimento da Blizzard, Chris Metzen, disse que ele tinha aspectos interessantes que poderão ser aproveitados. O problema é que eles não encaixaram entre si, não criaram um resultado harmonioso e, sendo assim, veio a “sofrida” decisão de cancelar o jogo.

Mais do que isso, o fracasso de Titan contrasta diretamente com o sucesso de Hearthstone. Para a empresa, o bem-sucedido card game mostra que não é preciso grandes orçamentos e equipes para criar um título que se consagre e, na mesma medida, mesmo jogos gigantescos podem fracassar se criados por uma equipe que não está entusiasmada com aquilo que está sendo produzido.

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