Apesar dos resultados impressionantes obtidos pela MT Framework – a engine que está por trás de grandes games como Dragon’s Dogma, Resident Evil 5 e Dead Rising –, a Capcom decidiu seguir por um caminho completamente novo com o PlayStation 4 e o Xbox One. Saem as velhas práticas de desenvolvimento, entra um motor gráfico completamente novo, que atende pelo nome de Panta Rhei.

De acordo com Masaru Ijuin, diretor sênior de tecnologia da Capcom, foram as limitações da MT Framework que motivaram a empresa a criar um novo sistema completamente do zero. Ele conta, em uma entrevista voltada aos investidores da companhia, que retrabalhar a velha engine era até uma opção mais fácil, mas lembrou que os caminhos mais simples nem sempre levam aos melhores resultados.

Por mais que o PlayStation 4 e Xbox One sejam similares a PCs e apresentem um ambiente de desenvolvimento mais simples, Ijuin lembra que a produção de jogos para a atual geração não será tarefa fácil. Saem as complexidades específicas de cada plataforma, entram as diversas funções conectadas que os novos games requerem, uma conta que tem como resultado de oito a dez vezes mais tempo requerido para a criação de um jogo.

E, veja você, tal total poderia ser muito maior. Uma repaginação completa da MT Framework poderia resultar em um tempo três vezes maior, sem contar todos os possíveis bugs e falhas decorrentes do processo de adaptação de uma engine criada especificamente para a geração passada.

O sistema já tem seu primeiro e único game anunciado: Deep Down, um título de RPG medieval que impressionou a todos quando foi anunciado, no evento de revelação do PlayStation 4. O game free to play será exclusivo para o console da Sony e ainda não tem data de lançamento, mas seu modo multiplayer deve ganhar um Beta em fevereiro deste ano.

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