A galera dos games já acordou em polvorosa nessa quinta-feira (19), com a possibilidade de fechamento da Kojima Productions, estúdio responsável por Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e que, como o nome já diz, é liderado pelo produtor Hideo Kojima. Os relatos iniciais indicavam que o estúdio estaria chegando ao fim e que seu diretor deixaria a Konami. Uma confirmação oficial ainda não veio, e muita gente esperava que tudo não passasse de mentira ou um mal entendido, mas o site Gamespot fez questão de bater o último prego desse caixão.

Citando fontes que preferiram não identificar, o site traçou um panorama bastante negativo da situação atual entre a publicadora e a Kojima Productions, mas sem citar os motivos que teriam levado ao fim do estúdio. Ao que parece, ele será, sim, fechado – e transformado em Konami Los Angeles – enquanto todo seu pessoal, incluindo o próprio Kojima, deixarão mesmo a companhia.

A situação é tão complicada que, neste exato momento, o criador de Metal Gear já não é mais um funcionário da Konami. Ele continua trabalhando em The Phantom Pain, ao lado de outros membros da equipe sênior de produção do game, mas com um status de “contratados”, em vez de trabalhadores permanentes. Muitos já deixaram a companhia e, assim que o novo episódio da saga de Snake chegar às lojas, o próprio Kojima e os outros também seguirão seus próprios caminhos.

As mudanças foram associadas a uma “guerra de poder” entre as duas empresas. A conjuntura é tão complicada que o produtor nem mesmo deve participar de todos os eventos de publicidade marcados para Metal Gear Solid V. Além disso, ele teria tido um trabalho especial para manter a equipe nos eixos apesar de todos os problemas, de forma a criar o título que os fãs tanto esperam, e com um patamar de qualidade digno da saga que ele representa.

Oficialmente, a Konami disse apenas que Kojima e os outros continuarão dando suporte à série Metal Gear, que permanece como uma marca registrada da publicadora. Essa é uma declaração vazia, na realidade, e parece pouco provável que a empresa vá realmente deixar claro tudo o que aconteceu. Os relatos do Gamespot, porém, são concretos o bastante para dar, pelo menos, um panorama do que está rolando.

Uma ausência, porém, é bastante notável: Silent Hills. O tão aguardado game de terror, que seria produzido por uma parceria entre Hideo Kojima e o diretor Guillermo Del Toro, não é citado nos comunicados oficiais e nem mesmo nas especulações. Ninguém sabe, ninguém viu.

Mesmo com o produtor saindo agora, Metal Gear Solid 5 já está em seus estágios finais de desenvolvimento. Mas como fica o novo título de horror, que ainda nem teve imagens oficiais divulgadas e tem seu lançamento marcado para um longínquo 2016? O panorama é bastante sombrio, desde já, para um game que vinha sendo encarado como o grande ressurgimento da saga.

Apagando memórias

Os fãs começaram a perceber que algo estava acontecendo na manhã desta quinta-feira, quando o logo da Kojima Productions desapareceu de todo o material online relacionado a Metal Gear Solid V, como apontou o site Videogamer. O mesmo vale para uma página de empregos que, onde antes se lia o nome da produtora, agora temos apenas os dizeres “Konami Los Angeles”.

Kojima Productions

Ainda, mudanças nas redes sociais também aconteceram. O perfil oficial do estúdio pediu que os fãs passassem a seguir um perfil oficial de Metal Gear para conhecerem todas as novidades da série, enquanto o site oficial da Kojima Productions também passou a redirecionar seus usuários para a página da franquia.

Por fim, temos uma anedota triste para a qual chamou a atenção o representante da Capcom no Brasil, Fabio Santana. Em sua conta pessoal no Twitter, ele publicou a foto de um folder distribuído para jornalistas na E3 de 2005, pouco após a abertura da Kojima Productions, na qual o produtor fala sobre seu plano de dez anos para o estúdio. No próximo dia 1º de abril, completa-se uma década desde que o estúdio começou a operar como uma subsidiária da Konami.

Por enquanto, nada muda, além do que foi citado aqui. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain continua com lançamento marcado para o dia 1º de setembro, no PlayStation 4, Xbox One, PS3 e Xbox 360. A versão PC chega em 15/09.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)