O Tony Stark dos games atacou de novo. Em mais uma de suas declarações polêmicas e pouco ortodoxas, Cliff Bleszinski afirmou que nunca mais fará um jogo físico em sua carreira. Em entrevista ao Gamasutra, o designer declarou a morte do método convencional de distribuição de jogos, que hoje é atrelado a uma série de interesses que vão bem além das desenvolvedoras.

Para ele, a “velha guarda” da divulgação e distribuição já morreu. Ele cita um modelo que acontece bastante com blockbusters para exemplificar isso: um game é anunciado por meio de uma capa secreta da revista Game Informer, mais tarde ganha uma grande exibição na E3 e, por fim, uma série de ofertas de DLCs ou descontos exclusivos de grandes varejistas como Walmart ou Target.

Na visão de Bleszinski, é justamente isso que está levando uma série de desenvolvedores de renome para o mundo independente, onde a liberdade é maior e o “rabo preso” a grandes corporações, bem menor. É justamente essa dinâmica que faz muita gente pensar – inclusive o próprio criador de Gears of War, um dos maiores exclusivos do Xbox – que o mercado de consoles está fadado a acabar e não deve durar por mais de uma década.

Cliff Bleszinski não está envolvido com a franquia desde 2012, quando anunciou que estava deixando a desenvolvedora Epic Games. Seu próximo projeto, ainda com poucas informações reveladas, é um jogo de tiro em primeira pessoa para PC que promete ser um retorno aos “arena shooters” do passado.

A foto acima é do fotográfo StormXXX.

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