“It is no nation we inhabit, but a language. Make no mistake; our native tongue is our true fatherland.”
(Emil Cioran, Romanian philosopher)

 Com esta frase, se inicia o mais recente trailer de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, divulgado durante a última E3. Abordando a existência da lingüística e o seu papel no mundo em que vivemos, o vídeo, assinado e editado pelo próprio criador da série, Hideo Kojima; tem aproximadamente seis minutos de diferentes cenas que, aparentemente, compõem a grande trama por trás do título. Aos olhos de quem nunca jogou algum game desta grande saga ou está completamente desatualizado com a mesma, estas seqüências podem parecer desconexas e não possuem sentido algum – e mesmo para quem acha que está inteirado no que o jogo promete mostrar, o trailer acabou gerando mais dúvidas do que respostas.

Por conta disto, a internet inteira vem discutindo incontáveis teorias sobre o que foi mostrado até agora, reunindo pistas e especulando sobre o que descobriremos ao longo da jogatina, quando o game sair. E, até que finalmente possamos desfrutar deste, que promete ser a obra máxima de Hideo Kojima; nós aqui no NGP podemos nos divertir da mesma forma, desvendando e teorizando em cima do já vimos.

Portanto, aproveitando a deixa, apresento a vocês alguns dos pontos chaves mostrados no trailer e uma breve explicação sobre os mesmos. Assim, quem está totalmente perdido já pode começar a entender algumas coisas, e, seguindo algumas dicas que também deixo ao longo do texto, há de se aproveitar o que a série tem de bom a oferecer, ao menos até que TPP enfim seja lançado.

Cronologia

Primeiramente, é importante saber que o personagem que todo veneram sob o título de Big Boss durante TODA a série, tem diversas identidades… O homem que já lutou em mais guerras do que seu corpo e sua mente poderiam suportar, e é considerado “O Maior Guerreiro do Século 20”, atende pelo nome de John Doe (!) – muito embora também seja Jack (!!).

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Porém, ele já foi conhecido como Naked Snake – em campo de batalha, como membro da FOX Unit. Neste período, era o agraciado pupilo da emblemática The Boss, a quem considerava como uma “mãe” e, no entanto, foi obrigado a derrotá-la e assassiná-la, em prol de encerrar um longo período de conflitos políticos (MGS3: Snake Eater).

Depois, após fundar o grupo de operações especiais FOXHOUND, ele também se juntou aos Patriots, organização que rapidamente deixou para trás após seus ideais divergirem do real propósito pelo qual o mesmo foi criado (MGS: Portable Ops). Por fim, conheceu Kaz Miller, com quem fundou o Militaires Sans Frontières, e passou a ser comumente chamado de Vic Boss – abreviação de Victory Boss (MGS: Peace Walker).

Anos mais tarde, acabou pagando o alto preço de um sonho – o de criar o paraíso para soldados – e se tornou Punished Snake (MGSV: Ground Zeroes). E então, após um período de 9 anos em coma, John/Jack finalmente acorda para concluir sua vingança como Venom Snake (MGSV: The Phantom Pain), ao lado dos cães de guerra que restaram, e juraram lutar ao seu lado, como os Diamond Dogs…

TPP é listado como o quinto game da série, muito embora existam tantos outros com títulos não numerados, que são tão importantes quanto. Na cronologia oficial da franquia, a ordem correta dos acontecimentos acontece nos seguintes jogos, da seguinte forma:

  • Metal Gear Solid 3: Snake Eater (se passa no ano de 1964)
  • Metal Gear Solid: Portable Ops (se passa no ano de 1970)
  • Metal Gear Solid: Peace Walker (se passa no ano de 1974)
  • Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (se passa entre os anos 1974/1975)
  • Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (se passa no ano de 1984)
  • Metal Gear (se passa no ano de 1995)
  • Metal Gear 2: Solid Snake (se passa no ano de 1999)
  • Metal Gear Solid (se passa no ano de 2005)
  • Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (se passa entre os anos 2007 e 2009)
  • Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (se passa no ano de 2014)
  • Metal Gear Rising: Revengeance (se passa no ano de 2018)

Com isto, uma coisa é certa: sendo um título numerado e prometendo ser o maior jogo da franquia já feito, TPP vem aí para fechar um ciclo, como tudo indica.

Afinal, após Snake ter fundado diversos grupos militares (privados e/ou secretos), é quase certo que ele finalmente terá a brecha que precisava para fundar o seu tão sonhado estado conhecido como Outer Heaven (MG)… E posteriormente, também Zanzibar Land (MG2: Solid Snake). Ambas as instalações são bases que serviram para criar a aclamada nação para soldados.

Então, pra entender o TPP é obrigatório ter jogado o Snake Eater, o Portable Ops e o Peace Walker? Não necessariamente. Todavia, este novo jogo se passa em um momento chave da história da saga, e, portanto, talvez a experiência completa e um melhor aprofundamento das conspirações, sejam melhor apreciadas por quem jogar alguns dos títulos anteriormente lançados. A minha recomendação fica para que você PELO MENOS jogue o Ground Zeroes, para entender porque o jogo começa em meio ao completo caos. Além disso, acredito que um resumo dos fatos ocorridos anteriormente na saga será apresentado aos jogadores de primeira viagem, quando estes tiverem seu primeiro contato com TPP.

Temas

Em uma série de vídeos e entrevistas, Kojima já deixou claro que a história abordará temáticas como o “mal entendido, preconceito, ódio e conflito”, causados pela diferença entre idiomas, raças, culturas e preferências – em suma, a guerra.

Em um script completo do trailer exibido na E3, as falas deixam em evidência algumas destas características, mesmo que ainda não se saiba em que contexto estas linhas são ditas, tampouco a quem se referem:

(11segs.) Skull Face: I was born in a small village. I was still a child when we were raided by soldiers: foreign soldiers. Torn from my elders I was made to speak their language. With each new post, my masters changed, along with the words they made me speak. With each change, I changed too. My thoughts, personality, how I saw right and wrong… words… can kill.

 (50segs.) Ocelot: Time and again the country was ruled by a foreign tongue. When he was a young boy, he lost his native language: the bedrock for any developing child. His country, his family, his face, his identity… everything was stolen from him.

 (1min. e 45seg.) Desconhecido (Code Talker, possivelmente): Since ancient times, every civilization’s ruler has had the same idea. When people unite under one will, they become stronger than the sum of their parts. And what do rulers use to bring people together? Language.

 (2min. 06segs.) Major Zero (provavelmente): This world will become one. I have found the way. Race, tribal affiliations, national borders… even our faces will be irrelevant. The world that the Boss envisioned will finally become a reality, and it will make mankind whole again.

 (3min. 21segs.) Skull Face: America is a country of liberty, a meeting of immigrants. Instead of simply assimilating, its’ citizens live alongside others. So the Major sought a system that used information… words, to control the subconscious. 

(3min. 41segs) Ocelot: In his eyes, the greatest symbiotic parasite the world’s ever known isn’t microbial, it’s linguistic. Words are what keep civilization, our world, alive. Free the world, not by taking men’s lives, but by taking their tongues.

 (4 min. 02segs.) Skull Face: With this, I rid the world of infestation, sans lingua franca, the world will be torn asunder… and then, it shall be free. The chain of retaliation is what will truly bind this world together as one.

 (5 min. 34segs.) Big Boss: Les Enfants Terrible. Zero called it.

Já foi também estabelecido que um tema recorrente será a “dor fantasma”, que representa todo o trauma causado em soldados, e é uma dor que apenas eles conseguem sentir, mas que na realidade não existe. As marcas que simbolizam este dano podem ir desde lesões físicas, tais como a perda de membros, ou até mesmo feridas emocionais criadas através da perda de camaradas e entes queridos.

A partir disto e de todo o mal que já foi causado, é previsível que os personagens durante o jogo, apresentem freqüentes alucinações, em decorrência de seus estados psicológicos. Não apenas isto, mas toda a desilusão e a sede por vingança de Venom Snake, possivelmente (e finalmente) mostrará sua ascensão como o Big Boss que conhecemos em Metal Gear (o vilão do game original).

É possível notar aspectos desta sua transição pelo fato de que, em diversos trechos do trailer ele é mostrado banhado em sangue – não apenas dele, mas de outras pessoas. Inclusive, no início do trailer e ao longo do vídeo em breves cenas, é mostrado que seus companheiros, membros dos Diamond Dogs, pelo visto serão dizimados… – e, pelo que consta, ele ainda está conflito com suas próprias ideologias, em prol de saciar a besta que ele próprio se tornou, e a fim de reprimir os sonhos que lhe foram roubados.

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“The nightmares? They never go away, Snake. Once you’ve been on the battlefield, tasted the exhilaration, the tension… it all becomes part of you. Once you’ve awakened the warrior within… it never sleeps again. You crave ever bigger tensions, ever bigger thrills. As a mercenary, I’d think you would have realized that by now. You care nothing for power, or money, or even sex. The only thing that satisfies your cravings is war! All I’ve done is give you a place for it. I’ve given you a reason to live.”
(Big Boss, Metal Gear 2)

David Bowie

Não basta ser fã da (ótima) música de David Bowie… Kojima deixa claro que há referencias ao artista e suas obras em diversos trechos do trailer (e história da série).

Exemplo disso é o personagem Major Zero, que adota o codinome de “Major Tom” durante MGS3: Snake Eater.  Ainda no mesmo jogo, há uma conversa por rádio com a personagem Para-Medic, em que ela pergunta a Naked Snake se ele já assistiu a um filme conhecido como “My Mother was a Teenage Spider Queen from Mars” – uma clara alusão a banda de Bowie no início de sua carreira. Por fim, fica a curiosidade de que Kojima originalmente queria utilizar tanto a canção “Ashes to Ashes” como “Space Oddity” como encerramento do game.

Agora, em MGSV: The Phantom Pain, as referências voltam em peso e já começam sendo nitidamente expressas no nome do grupo militar privado fundado por Venom Snake e Kaz Miller, os “Diamond Dogs”. Além disso, há a fita cassete mostrada no trailer, encontrada pelo protagonista do game, intitulada “From The Man Who Sold The World”.

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E é justamente em cima desta música que diversas teorias circulam pela internet atualmente sobre o seu real significado. Há quem diga que a música fala sobre dupla personalidade – o que remete a cena final do trailer da E3, onde o vilão do de Ground Zeroes e TPP, Skull Face, aparece atrás de Venom Snake, como se fosse parte de sua imaginação, ao melhor estilo Clube da Luta… – e há ainda quem diga que a canção é uma clara referência ao personagem Major Zero, uma das mentes que arquitetou toda a conspiração por trás do legado de The Boss. Na real, a música fala sobre alguém que não se reconhece mais e se sente horrível por isso.

We passed upon the stair, we spoke of was and when.

Although I wasn’t there, he said I was his friend.

Which came as some surprise, I spoke into his eyes:

“I thought you died alone, a long long time ago…”

 “Oh no, not me! I never lost control

You’re face to face… With The Man Who Sold The World!”

 I laughed and shook his hand, and made my way back home.

I searched for form and land, for years and years I roamed.

I gazed a gazely stare at all the millions here.

We must have died along, a long long time ago…

 “Who knows? Not meWe never lost control.

You’re face to face… With the Man who Sold the World!”

Indo além, David Bowie ainda tenha mais influência em TPP do que se pode imaginar. Na área musical, ele foi um proeminente e influente utilizador de uma técnica chamada “Cut-Up”, inventada por William S. Burroughs e os Dadaístas. Este conceito se baseia em cortar e rearranjar palavras de diferentes maneiras, a fim de inspirar a criatividade e Bowie não apenas popularizou o seu uso, como também deu todo um novo olhar para a lingüística a partir disto.

Personagens que retornam (ou aparecem pela primeira vez?)!

Nos seguintes tempos, vemos personagens que podem ser essenciais para a trama toda:

1 min. 31 segs.: Kaz Miller é amigo de Venom Snake desde antes do incidente Peace Walker. Juntos, os dois fundaram o grupo Militaires Sans Frontières e, posteriormente, os Diamond Dogs.

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1 min. 42 segs.: Revolver Ocelot é um rival de Venom Snake. Se alia aos Diamong Dogs em um momento crítico, ajudando-os – muito embora seus reais motivos sejam desconhecidos.

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1min. 57 segs.: Dr. Huey Emmerich é um engenheiro mecânico e foi o responsável por criar a tecnologia do tanque bípede, Peace Walker. Será que o veremos ajudando a desenvolver o novo Metal Gear que aparece em alguns trechos do trailer?

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2 min. 22 segs.: The Mammal Pod, uma inteligência artificial desenvolvida pela Dra. Strangelove em Peace Walker programada para pensar como a lendária The Boss. No fim do jogo, ao ser incorporada ao Metal Gear que dá nome ao jogo, ela decide não lançar os mísseis nucleares que haviam sido programados e acaba afundando no mar, juntamente do tanque bípede. Em TPP, aparentemente ela será recuperada pelos Diamond Dogs, como é mostrado no vídeo. Dado isto, é possível que esta IA será novamente usada para o mal, sendo tomada a força pelos vilões – e talvez seja por isso que vemos os Diamond Dogs sendo mortos.

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2 min. 29 segs.: Paz Ortega era uma espiã dos Patriots infiltrada no grupo Militaires Sans Frontières durante o incidente Peace Walker. Em Ground Zeroes, ela é capturada e torturada, e posteriormente resgatada por Punished Snake. Porém, ela possui uma bomba em seu corpo, e sua explosão acaba por agitar e ajudar a derrubar o helicóptero onde estão Snake, Kaz Miller e o garoto Chico. Será esta garota do trailer realmente ela, então…? Ou será tudo apenas um flashback…? Ou até mesmo uma alucinação…!

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3 min. 23 segs.: Skull Face, o aparente vilão do game. É o comandante das forças especiais XOF – contraparte da FOX. Busca vingança e parece disposto a tudo para atingir seus objetivos – até mesmo aliar-se a Venom Snake temporariamente se for preciso, como o trailer sugere.

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3 min. 25 segs.: Eli, um garoto que até agora não se sabe muito a respeito, mas suspeita-se fortemente que seja Liquid Snake, sobrevivente dos Les Enfants Terrible – um projeto secreto dos Patriots que visava gerar clones de Big Boss a partir de seus genes – e futuro vilão de MGS. O que sugere que o garoto seja mesmo o famigerado irmão gêmeo de Solid Snake? Bem, além da frase ao final do trailer que mostra novamente o garoto (“Les Enfants Terribles… Zero called it.”), sua jaqueta possui as seguintes inscrições: “Never Be Game Over”, seguido de símbolos de japonês, que traduzidos significam “Liquid Man”. Além disso, aos 3 minutos e 59 segundos do trailer, ele é visto pilotando uma espécie de Metal Gear… Lembrando muito a uma cena no final de MGS, em que Liquid faz o mesmo.

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3 min. 27.: Quiet, uma sniper com habilidades especiais, originalmente capturada pelos Diamond Dogs, mas que depois passa a ajudá-los. Suas reais intenções são desconhecidas.

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3 min. 32 segs.: Homem em Chamas… (?!?!) Será apenas mais uma alucinação? Algum inimigo com poderes especiais…? Ele lembra muito Volgin, de MGS3: Snake Eater, e aparentemente, faz parte do mesmo grupo que Eli e o suposto Psycho Mantis.

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3 min. 36 segs.: Uma figura misteriosa em uma máscara de gás… Lembra muito o memorável chefe Psycho Mantis, um dos membros da recém reorganizada FOXHOUND durante MGS.

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5 min. 25 segs.: Um garoto misterioso idêntico a Eli. Muito tem se falado de que ele seja Solid Snake, o segundo sobrevivente do projeto Les Enfant Terribles – ou seja, irmão gêmeo de Liquid Snake – e protagonista dos jogos MG, MG2: Solid Snake, MGS, MGS2: Sons of Liberty e MGS4: Guns of the Patriots. As pistas que indicam que esta teoria pode ser verdade é o fato de Solid possuir originalmente cabelos loiros também, como é visto durante o Mission Briefing de MGS (uma espécie de prólogo do jogo). Ele muda o visual antes de partir para a missão em Shadow Moses – o lugar onde se passa o game – para não ser confundindo com o líder dos terroristas, ou seja, seu irmão Liquid. Outra questão que coloca em cheque a identidade deste garoto é o fato do próprio Kojima comentar em entrevista, que não poderia confirmar ou negar se veremos Solid Snake em TPP… Por outro lado, é sabido que Solid e Liquid apenas se conheceram pessoalmente durante o jogo MGS (inclusive, Solid apenas descobre que possui um irmão gêmeo no próprio jogo em questão).

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Outer Heaven

Entre tantas outras temáticas, “vingança”, como já mencionado, será algo importante na trama de TPP. Afinal, todos os personagens perderam alguma coisa ao longo de suas jornadas. Até mesmo o vilão Skull Face quer vingança contra o Major Zero e Venom Snake, apesar de não sabermos ainda os motivos.

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Além disto, o próprio Snake está psicologicamente quebrado, e suas escolhas a partir disso, terão grande impacto em sua queda como um herói. Em uma entrevista para a imprensa francesa, Kojima chegou até mesmo a comparar Snake com Walter White (de Breaking Bad), ao explicar que o tom mais sombrio que ele adicionou a TPP, foi proposital para que ele pudesse contar a história da transição de John, tornando-se Big Boss, do jeito mais efetivo possível.

“He is someone who kills and breaks the law, but you can understand his reasons. For those around him, he seems like a nice guy, but from another perspective you see a monster. If Solid Snake would have been in the same situation, maybe he would have chosen to do what is right. Big Boss did not, however”.

Dito isto, e conhecendo o histórico da série em reinventar-se com ótimas sacadas de jogabilidade, o gameplay de TPP terá um papel importante em como esta história de vingança será contada. Segundo o próprio Kojima em seu twitter, será necessário reunir todo e qualquer meio, seja uma utilidade, pessoa e/ou habilidade, durante as missões para se alcançar o verdadeiro objetivo da trama:

“(…) Para se alcançar a vingança desejada, será necessário melhorar [nossas] habilidades por todo o jogo. Os requerimentos para as missões variam de: inteligência, resgate, interdição, destruição, interferência. Através da infiltração livre, nosso exercito irá adquirir tecnologia. E enquanto melhorarmos nossa base, vamos adquirir a oportunidade de vingança e conhecer a identidade do alvo desejado.”

“Metal Gear Solid V: The Phantom Pain” é tida como a obra máxima de Kojima e, certamente, se assemelha ao sonhado Outer Heaven do próprio Big Boss: após tantos jogos, tantos anos de espera, eis que finalmente teremos o merecido full circle, em meio a um campo de guerra interminável, onde soldados de todos os tipos são tidos como heróis. E a julgar pelo trailer, ao que tudo indica as cenas que vimos não devem formar nem 2% das cutscenes que TPP tem a mostrar, em vista de que esta etapa final do legado de Venom Snake será uma longa jornada. As apostas são altas e as expectativas também… Agora resta aguardar até 1º de setembro!

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