Jogando a Beta de Destiny 2, posso dizer sem dúvida: que jogo bonito. Acho que estamos entrando em uma boa era de processamento nos computadores, pois cada vez mais títulos lindos conseguem rodar sem comprometer muito o desempenho da máquina e o gameplay.

A sequência desse título violento mantem muita coisa semelhante ao primeiro. Um mundo de problemas, um herói contra todos, poderes legais e efeitos especiais para todo lado. Destiny, sem dúvida, é o jogo místico-futurista-espacial que muita gente ama e, acredito eu, os fanáticos da série não ficarão decepcionados com a continuação, afinal, haverá recompensas exclusivas para quem zerou o primeiro.

O jogo mantém muito dos acertos do primeiro – a pegada RPG-Like, uma sólida campanha single player, Raids para fazer com amigos e classes bem variadas para tipos de jogadores diferentes, além de um mundo com gravidade diferenciada e aquele gameplay frenético delicioso. A franquia nunca se propôs ser um FPS tradicional e podemos ver que, cada vez mais, a Bungie traz para Destiny a parte louca e inventiva de Halo. O jogo é pensando para causar impacto visual, divertir e ser mais intenso que competitivo, sem perder o gostinho de atirar em tudo e ser o melhor pistoleiro do universo.

Jogue como quiser

Destiny 2 permite ao jogador escolher entre três classes: Titan, Hunter e Warlock, que se resumem em DPS, Tank e Suporte. Dentro de cada uma delas existem três subclasses que intensificam suas funcionalidades ou as deixam mais abrangentes. Assim, se a proposta for jogar com amigos, fazer um personagem focado é uma boa ideia, mas, se quiser seguir sozinho, sua escolha não ficará prejudicada.

Além das classes, o jogo possui uma sólida campanha single player, que também pode ser jogada com amigos. Existem missões que necessitam de diferentes quantidades de pessoas, tudo isso com uma ótima narrativa. Se sua pegada for viajar pelo mundo e matar monstros, perfeito! Explorar o mapa e as fases também tem suas recompensas, com você sempre podendo fazer isso sozinho e em grupo. Mas não pense que é algo simples – encontrar essas masmorras é um trabalho complicado, e vence-las mais ainda, um prato cheio para quem busca um bom desafio e bons loots.

Mas se você ouviu falar que o jogo é um FPS gostoso de jogar e quer provar que é o melhor, ótimo! É só ir aos modos multiplayer e sozinho, com seu clã, em times pré-montados ou entre outros modos, atirar no inimigo, fazer seu frag e subir no ranking de melhor atirador. Quando eu digo jogue como quiser, é isso mesmo – Destiny 2 tem de tudo e é pensado para todos. Acredito que a única característica definidora dele é ser um shooter.

Ainda, não podemos esquecer que quem fez Destiny é a Bungie, a empresa que revolucionou os FPSs com a serie Halo. Ou seja, temos um gameplay delicioso no controle e qualquer um que goste de FPS ou da forma como se atirava na série de Master Chief vai se sentir bem aqui.

Ame ou odeie

Esse esforço de criar um FPS com uma campanha muito legal, mas, também, modos competitivos multiplayer, além de missões e narrativas cooperativas, é o grande diferencial de Destiny 2 para todos os outros games de tiro do mercado. Ele é um grande jogo online que pode ser jogado sozinho, se o usuário quiser. É difícil ver esse tipo de decisão de mercado em jogos atuais, que tentam sempre fazer jogos mais e mais focados.

Destiny 2

Contudo, a escolha de fazer um jogo amplo acaba sempre desagradando aos jogadores que buscam algo mais profissional, dedicado a um tipo específico de gameplay e público. Aquele jogador de FPSs competitivos não vai encontrar seus pares em Destiny 2, pois muitos deles estarão no jogo para se divertirem e relaxarem, jogando campanhas com amigos ou upando de level. Assim, o profissional se incomodará com os noobs e os casuais se incomodarão com a toxidade daqueles que estão ali para vencer, vencer e vencer.

O fato de Destiny 2 ser muito bom para os dois lados permite que qualquer um que queria jogar um bom game sinta-se bem-vindo ao título. No entanto, misturar os públicos foi o que gerou tanta critica ao primeiro jogo da franquia.

Um jogo para a todos dominar

Destiny não é um novo Halo, como muitos esperavam quando a franquia foi anunciada, e isso fica muito claro, agora, com a continuação. O título exclusivo para Xbox foi a forma da Bungie se posicionar no mercado mais concorrido dos jogos, o FPS, com um gameplay revolucionário que desbancou a combinação “mouse+teclado” como a única forma de se jogar jogos de tiro de verdade, obrigando os jogadores de PC a aceitar não serem mais os únicos detentores dos bons jogos do gênero.


Porém, Halo ainda foi uma forma de jogar seguro, com uma narrativa quadradinha e missões óbvias, na tentativa de mostrar para os gamers de plantão que eles sabiam fazer o gênero e vieram para ficar. Destiny 2 quer mais do que isso, agora a Bungie não precisa mais provar nada para ninguém. O título tem liberdade de humor, uma narrativa mais engajada, personagens diversos e quer exibir que a fusão bem feita de RPG com FPS é possível.

Contudo, será que ela conseguirá manter o publico profissional e casual na mesma sala de chat? Só o tempo irá dizer, mas eu dou meu voto de confiança à empresa.

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