Desrespeitando qualquer lógica de cronograma, a Capcom liberou no dia 6 de agosto os dois últimos personagens para Street Fighter V Arcade Edition, um dia depois de terem seus trailers divulgados na final da EVO 2018. Isso acabou deixando incerto se a terceira temporada foi encerrada ou se teremos mais novidades ainda neste ano, mas, por ora, vejamos quem é esse que se auto-denomina o Presidente da Terra.

Um cara esquisito, de dois metros de altura, cartola alta, com pedaços do corpo dourado e fazendo lives por canais de vídeo não-populares, com um discurso de que todos na Terra são irmãos e fazem parte do corpo dele. Um lunático que era fácil de ser ignorado até Rashid ter dado bola pra ele e, num desafio, acabou perdendo, rendendo muitos views e a atenção de milhares de pessoas, incluindo outros lutadores e claro, apoiadores na internet. G é uma pessoa que manifesta poderes baseados no ouro e na erupção vulcânica e tem relação com outro misterioso lutador de Street Fighter, o Q, que estreou no Street Fighter III 3rd Strike, em 1999.

Apesar do discurso de união fraternal e proteção do planeta, G é sempre retratado com uma intenção maligna, por ser ambicioso e representado pelo metal que desperta a cobiça nos homens, o ouro. Essa postura incoerente com as próprias palavras fez Rose e Menat estrarem em alerta sobre esse YouTuber metido a presidente do planeta, que pretende fazer alianças políticas pelo mundo afora e já conquistou algumas, incluindo personagens como Dan, Hakan e Elena, mostrando mais uma vez seu desejo de dominação global. É certamente um grande rival para M. Bison e Gill.

Papinho de político à parte, G tem uma relação com o misterioso personagem Q, um mascarado que parece um robô vestindo sobretudo e chapéu, muito parecido com sua roupa alternativa, que possui alguns golpes iguais e outros similares. O protagonista é mil vezes mais fácil de se jogar do que seu semelhante, mas menos letal, em compensação.

De referências externas, podemos ver que G é uma mistura de Tio Sam com Abraham Lincoln, com uma pitada do Greg de Bloody Roar, mas usando os poderes de Ingrid, personagem misteriosa que apareceu em Capcom Fighting Jam e, depois, em Street Fighter Zero 3 como heroína mística. Ele também traz inspiração no personagem Anthonio Zepelli, de JoJo’s Bizarre Adventure.

G é um personagem com velocidade mediana e muito alcance em seus ataques normais, principalmente os fortes, onde é possível criar poderosos combos a média distância. Como muitos Super Golpes, contém um impulso para a frente, então, se aproximar do oponente não será problema.

Sua magia é eficiente e ineficiente ao mesmo tempo (projétil de Schrodinger?), por ter uma trajetória descendente na diagonal e não ir muito longe, mas em níveis maiores de evolução, chega a espirrar lava nos oponentes e acertar até três vezes sem gasto de barra de Super, bastando estar presidencialmente evoluído. Sim, a técnica de luta de G se chama “Presidencialismo”.

Com um estilo de luta muito similar a Slayer, da franquia Guilty Gear, G possui socos com impulso em cima e baixo, um chute por cima que utiliza suas longas pernas para criar uma grande curva dourada no ar, um agarrão de comando que leva o personagem ao ar, o projétil e o carregador de energia presidencial. Se você prestar atenção, existe um ícone próximo à barra de Super dele que representa o planeta Terra e possui dois níveis de melhora que favorece todos os Super Golpes do cartolão por tempo infinito, contanto que ele não seja derrubado. O carregador de energia pode ser acionado, também, após certos ataques e a hora adequada de ativá-lo demanda sabedoria. Já o golpe do discurso…

V-SKIL: G Barrier

Manifestando seu poder aurífero, G forma uma barreira em volta de si que pode ser usada tanto no ar quando no chão e serve para destruir projéteis inimigos e fazer combos a partir de ataques normais, como se fosse um Super Golpe. Não causa muito dano, mas ajuda a encher a barra de V-Trigger e afasta os puladores irritantes. Não é eficaz como contra-ataque e não tem prioridade sobre golpes muito próximos, então evitem spammar. Quando usado durante o VT I, pode ser disparado, parecendo muito a magia do Omegal Rugal em King Of Fighters 98.

V-TRIGGER I: Maximum President

Liberando todo o potencial presidencial de seu corpo, G fica com todos os seus ataques no nível máximo, não sendo cancelado nem mesmo quando derrubado. Além disso, todos os Super Golpes podem ser cancelados uns nos outros, sob certas limitações, mas permitindo não só uma grande variação de combos como a realização de combinações devastadoras sem gastar uma barrinha de Super. Dá para usar a V-Skill junto para destruir o oponente, podendo ser disparada depois de acionada, mas consumindo tempo de ativação. Uma outra grande vantagem é que esse VT I demora para desaparecer, permitindo que muitas oportunidades ocorram enquanto ativada. Uma finalização em Critical Art deixa tudo com um visual bem caótico e dourado.

V-TRIGGER II – Dangerous President

 Um dos V-Triggers mais raivosos de Street Fighter V Arcade Edition, transforma os braços de G em lava e dá dois novos Super Golpes: G Explosion – um Upper violento que explode o inimigo no ar, abrindo para mais ataques; e G Rage, um agarrão que tira muito dano do oponente e tem escudo para suportar um ataque. Sendo o V-Trigger mais complicado dos dois disponíveis, seu uso é mais moderado, pois gasta mais rápido e cada ataque consome tempo de ativação após o uso. G Rage gasta toda a barra acumulada e G Explosion pode ser usado duas vezes e cancelado após os Super Golpes. O VT II não altera os Super Golpes ou V-Skill do personagem como no primeiro.

CRITICAL ART – Pangaea Burst

Concentrando seu poder em um único ponto, provoca uma linha de explosões douradas no solo , fazendo subir três colunas que acertam duas vezes cada uma, dificultando a esquiva ou proteção com Parry. O dano é mediano e pode ser cancelado facilmente após os Super Golpes de impacto e com o adversário vacilando no ar. Não destrói magias que acertam mais de três vezes, mas suaviza os danos enquanto o adversário recebe dois dos três pilares incandescentes na cara. Não pode ser repelido com técnicas de devolver magia e merece o respeito do eleitor. Muito similar ao Super Beam da Android 21, do jogo Dragon Ball FighterZ.

Claro que existem falhas, como o personagem não ter nenhum Target Combo ou o Critical Art não pegar adversários caídos no chão, mas nada que tire o brilho presidencial deste personagem cômico e poderoso. Sendo o segundo lutador com cargo político no jogo, G tem todo o potencial para se tornar o mais querido desta terceira temporada, mesmo sendo lançado ao mesmo tempo que o mais pedido pelos fãs, o tigre tailandês Sagat, que não apresenta muitas novidades em seu estilo de jogo. Com isso, a Capcom acaba contrariando o padrão adotado em Street Fighter V.

G merece seu voto de confiança!

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)