Imagine ser desafiado a bater uma bolinha de ping-pong para o alto o máximo de vezes que puder, sem deixá-la cair. Agora, faça isso enquanto passa por um labirinto e extrapole tudo para o mundo dos games. O resultado é Flappy Bird, um dos jogos mais viciantes da história do mundo mobile que, agora, teve suas inspirações reveladas por seu criador, Dong Nguyen.

Já mais tranquilo e aparentemente recuperado de todo o stress causado pelo lançamento original do game, ele compareceu ao evento Gamelab 2014, na Espanha, para falar sobre suas simples e bem-sucedidas ideias. De acordo com as informações do Polygon, todos os títulos do desenvolvedor têm a ver com esportes, algo fácil de jogar mas difícil de se aperfeiçoar, nas palavras dele.

A ideia inicial surgiu de um hábito de Nguyen, que costuma bater bolinhas de ping-pong para o alto. Originalmente, Flappy Bird era apenas isso, mas foi ficando mais difícil com o tempo. Sempre que o produtor jogava seu próprio título e se sentia pouco desafiado ou entediado, ele retornava ao computador para aplicar novas dinâmicas. E o resultado, todos sabemos qual foi.

Segundo ele, porém, tornar o game punitivo demais não era sua intenção – tanto que esse foi justamente o motivo para tirá-lo do ar. Ele disse apenas que a ideia era não criar desafios impossíveis, mas sim, uma jogabilidade interessante e que desafiasse os jogadores. Apesar disso, o designer identificou isso como o principal motivo por trás do sucesso de Flappy Bird.

Nguyen disse que gosta de criar jogos como nos velhos tempos, quanto um título era lançado e seus criadores seguiam em frente para outros projetos. Nem mesmo esforços de marketing são aplicados pelo designer, que faz jogos por paixão e não dinheiro. O viciante game marcou a primeira vez que ele retornou a um de seus títulos depois do lançamento.

O problema dos clones

Nguyen ainda tocou em um assunto que, para ele, é bastante delicado: o plágio de Flappy Bird. Ele disse não se importar muito que as pessoas tentem se aproveitar da proposta e conceito originais, desde que eles não utilizem os mesmos gráficos ou visuais de Flappy Bird. Para ele, esse tipo de atitude confunde os jogadores sobre o próprio trabalho e também o da produtora que o copiou, gerando problemas para todos.

Por isso mesmo, ao final de sua fala, Nguyen pediu que os produtores de jogos mobile não tentem replicar o sucesso de Flappy Bird, e sim, façam um bom trabalho criando novas mecânicas e títulos. Ele taxou o sucesso do game como inesperado e disse que a maioria das pessoas que tentarem obter algo semelhante acabarão se frustrando.

Com informações do Polygon.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)