Também presente na BGS 2016 esteve Alkimya, novo game de aventura desenvolvido pelo estúdio brasileiro Bad Minions. Inspirado na série de jogos The Legend of Zelda e no anime/mangá Fullmetal Alchemist, o título brinca bastante com alquimia, já que é possível combinar diversos elementos da natureza durante a jornada, em vias de solucionar algum enigma, ou ainda atacar e se defender contra inimigos.

Quando testei o game, achei a jogabilidade de Alkimya bastante simples, e o sistema de combinação de elementos pode parecer confuso a princípio, mas ele é engenhoso e criativo. Há inclusive um menu rápido muito bem elaborado que permite ao jogador misturar as composições rapidamente enquanto a ação está acontecendo – em outras palavras, game não pausa para que você navegue e misture os fluídos, o que traz um pouco mais de desafio para a aventura.

Todos os elementos combinados podem ser atribuídos a uma espada ou a um escudo que o protagonista carrega, e estas misturas são feitas através de frascos. Há três tipos de garrafas e cada uma tem a sua própria maneira de causar efeito: quando o elemento escolhido está em um tubo de ensaio, por exemplo, este será liberado em linha reta, deixando um rastro do que quer que seja o seu constituinte, enquanto que o retangular forma um triângulo e é mais propenso a criar barreiras, e por fim, o frasco circular geralmente libera as magias em explosões.

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Como já comentado, as combinações ajudam nos puzzles também, então se o personagem não sabe nadar e precisa atravessar, o jogador pode criar uma ponte com o elemento gelo para construir uma ponte de acesso. Todos os elementos (se me lembro bem, eram mais de 10 elementos ao todo) têm um padrão também; o fogo explode e pode revelar algum objeto escondido ou uma área secreta, a água inunda e leva os inimigos com ela, o vento pode soprar e assim mover objetos ou obstáculos, a terra cria barreiras ou plataformas, e assim sucessivamente. Os comandos no joystick basicamente se resumem a atacar com a espada, esquivar (e o protagonista executa um rolamento), e usar os elementos e/ou combina-los. A visão da câmera por cima do cenário também ajuda bastante, mas às vezes pode ser desesperador quando uma horda de inimigos começa a cercar o personagem, o que exige uma atitude rápida – é ficar e encarar com um elemento forte e efetivo, ou rolar e fugir.

Infelizmente no estande da equipe da Bad Minions na BGS não consegui ouvir a trilha sonora do game, mas pelo que ouvi no trailer, a composição está sendo excelentemente conduzida por Yuri Éderon, que é o responsável pelo trabalho musical da obra. Junto dele, há ainda mais 4 pessoas completando o time de desenvolvimento: Felipe F. Costa e Pedro Tavares como artistas, Leonardo Batelli como único programador e Pollyana Rodrigues como relações públicas e responsável pelo marketing e publicidade. O time conta ainda com 3 colaboradores até então.

Já no que diz respeito à história, Alkimya tem início com Seth, um jovem que acorda sem saber onde está e quem ele é. Logo que desperta, ele recebe o auxílio de Pan, uma criatura voadora conhecida como “homúnculo” que, não apenas irá ajudá-lo a coletar suas memórias perdidas, mas também irá fazer parte da aventura a sua própria maneira, seja acessando áreas que o protagonista não consegue, ou até mesmo fornecendo dicas importantes para prosseguir caminho. Além disso, Pan também pode ser controlada por um segundo jogador, e quando isso ocorrer, ela terá a habilidade especial de absorver o elemento que Seth usa para ajudar nas batalhas também.

É interessante saber que Alkimya começou a ser desenvolvido há mais de 2 anos na plataforma Unity, e inclusive já passou por um Kickstarter, estando atualmente em Green Light na Steam. Entre as premiações disponíveis na campanha de arrecadação, estava a oportunidade de colocar animações e efeitos sonoros dublados em português (o título está sendo totalmente feito em inglês), e também a chance de os contribuintes participarem criando monstros ou tendo seus nomes escritos em muros no decorrer do game.

Por fim, o título também se preocupa em aumentar o replay, instigando a exploração para achar não apenas itens raros como também livros com informações sobre como derrotar inimigos. Há ainda troféus e estátuas que o jogador pode abrir, tanto dos chefes e dos inimigos, como dos personagens principais também.

Alkimya está previsto para ser terminado em dezembro de 2016, mas será lançado apenas em 2017, sem uma data específica divulgada, para as plataformas PC, Mac, PlayStation4 e Xbox One.

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