Novo filme de Steven Spielberg baseado em livro de Ernest Cline, “Jogador Nº 1” é daqueles filmes que serão virados de cabeça para baixo pelo público nerd, uma vez que pausar cenas e tirar screenshots seja possível. Assim como a caça ao easter egg proposta no enredo, temos aqui um verdadeiro show de referências e participações especiais, que vão cativar principalmente aos fãs de games.

Aqui, estamos em um futuro não tão distante, em que o mundo real está entrando em colapso. Como forma de fugir, a humanidade se refugiou no Oasis, um sistema de realidade virtual onde qualquer um assume uma forma virtual para fazer o que desejar. E, então, seu criador, James Halliday, morre, mas não antes de deixar um desafio – pistas e segredos estão escondidos pelo game e quem chegar ao final de seu derradeiro game leva para casa a fama, fortuna e as chaves do império em si, assumindo total controle sobre o mundo virtual.

É assim que seguimos Wade Watts nessa jornada. Como toda adaptação de livro, diversos elementos ficam de fora, mas são compensados por uma enxurrada de aparições. É por conta disso que “Jogar Nº 1” foge de um dos piores paradoxos de qualquer adaptação – o enredo interessante, a ótima direção e os belíssimos efeitos visuais entregam uma aventura atrativa para qualquer tipo de público, enquanto os gamers vão se sentir extasiados dentro desse universo.

Não temos aqui um filme de game, mas sim, um que fala diretamente sobre os jogos que amamos e bebe diretamente sobre as fontes. A construção do mundo é o ponto forte e chega a fazer com que a chuva de aparições não soe forçada, mas sim, parte integrante de um universo onde as pessoas podem ser, literalmente, qualquer coisa – e, aparentemente, não existem regras de licenciamento de marca.

Em cartaz nos cinemas do Brasil, “Jogador Nº 1” é um filme grandioso, como os temas abordados, personagens exibidos e enredo cheio de críticas sociais fodas veladas merece. É, também, uma adaptação à altura do já muito interessante livro de Cline, que enche nossos olhos.

“Jogar Nº 1” tem Tye Sheridan, Olivia Coke, Bem Mendelsohn, Lena Waithe, Mark Rylance e Simon Pegg no elenco. A direção é de Steven Spielberg, com roteiro de Zak Penn e do próprio Cline.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)