Quando tive a singela ideia de criar esta coluna, meu objetivo sempre foi o de externar meus mais latentes desejos de (re)criar jogos como eu particularmente gostaria de vê-los. Dito isso, fico muito contente em saber que amigos meus não ficam só na vontade e, possuindo talento e disposição, conseguem realizar projetos em forma de games impressionantes. É o caso do meu amigo Ulisan, vulgo Ulisses Lopes da Silva, com seu fighting game SNK vs Capcom – Rivalry Conclusion. É sobre ele que conversamos rapidamente, em uma entrevista que você confere agora:

NGP: Apresente-se para os nossos leitores.

uliUlisan: Sou o Ulisan, tenho 32 anos e minha formação acadêmica é de designer digital pela Faculdade Impacta de Tecnologia – FIT, pós-graduado em Design Digital pela FMU. Desde pequeno, já arriscava rabiscos e, na pré-escola, tive tempo de sobra para isso, pois era 1/3 do que fazíamos, além de correr e dormir. Mas em casa, eu adorava ver os quadrinhos da Turma da Mônica, mesmo sem saber ler. Olhando a sequência de imagens, eu tentava descobrir sobre o que falavam e acabava criando roteiros na minha cabecinha ávida por conteúdo. Aprendi a ler com seis anos e comecei a devorar as revistinhas, que não me eram suficientes, então comecei a criar minhas histórias, com o traço baseado no do Maurício de Souza mas temática de luta, sendo influenciado por Street Fighter, Jaspion e Jiraya. Hoje em dia sou Designer Freelancer e Game Maker amador.”

NGP: Então fale-nos sobre essas influências diretas de outros jogos, filmes e afins.

Ulisan: Além dos óbvios jogos de luta da SNK e Capcom, também os mangás de Rurouni Kenshin e Onepiece, além de animes como FullMetal Alchemist e Street Fighter II Victory, que têm temas básicos bem “machões”, sobre lutas e honra de guerreiro. Meu gosto por games nasceu com Mega Man 2; sou um viúvo do personagem e espero que Mighty No. 9 reviva essa euforia de anda-pula-atira! Um dos meus filmes preferidos é “O Último Samurai” e longas de luta do Jet-Li e Jackie-Chan, além de produções que me fazem pensar sobre interação homem-máquina como foi “Ela”. Incomum, não?”

Morrigan05

NGP: Do que se trata o seu projeto?

Ulisan: SNK vs Capcom – Rivalry Conclusion é um simples e tradicional game de luta na sua essência, especificamente, um fangame que idealizei como uma homenagem e um sonho realizado: ter um jogo de luta feito por mim! Juntei nele vários fatores que adoro e, principalmente, a aparência 8-bits do NeoGeo Pocket. Como todo garoto dos anos 90 sabe, as empresas rivais dos jogos de luta eram SNK e Capcom, e quando esse crossover realmente se realizou, foi uma ótima surpresa e grande decepção (risos).

A versão que mais gostei foi exatamente a de NeoGeo Pocket, e dada a limitação do portátil, muita coisa ficou de fora. Mas, os dias atuais nos permitem fazer algo impensável para o século XX: seu game caseiro de forma prática e fácil. SNK vs Capcom – Rivalry Conclusion tem poucos personagens, mas já conta com um Story Mode com chefes finais e cutscenes, Versus Mode clássico e Team Mode, como em King of Fighters. Além disso, temos um modo online via LunaPort, um programa que permite a conexão online entre PCs, criando um lobby simples para jogatina. Estava aprendendo a mexer na engine e não poderia criar muitos personagens, para que o jogo não ficasse obscurecido por ser mal-feito ou muito bugado. Então, foquei toda minha energia e tempo neste game inicial de 10 personagens, já pensando em uma continuação, que está a caminho.

RyuVSShou

NGP: Por que usar uma engine diferente para o jogo?

Ulisan: Sempre fui fã de games, de luta principalmente, mas como não conseguia programar nada para Mugen, resolvi ajudar os criadores em seus projetos fazendo o spritework dos personagens. Sempre gostei de pixel art e esse seria um ótimo modo de participar do cenário indie. Assim, ajudei o criador de Mugen, “O Ilusionista”, em um projeto dele de personagens variados no estilo NeoGeo Pocket Color, e acabei fazendo o Iori do KOF XII (sem as chamas) para ele usar, editando por cima do Iori dos KOFs de 8-bits. Ficou tão bom que vi que conseguiria editar mais personagens nesse estilo, e como eu também já mexia com engines como RPG Maker e Game Maker que dispensavam programação, pesquisei se havia uma engine de jogos de luta que não necessitava de programação. Achei o Fighter Maker 2nd, uma engine obscura de 2002.

Foi aí que duas vontades se chocaram: posso fazer meu game de luta com minhas limitações, e criar o meu SNK vs. Capcom 8-bits com o material e ajuda de criadores disponíveis na internet. O resultado pode ser baixado e jogado por todos.

NGP: Existem outros envolvidos na produção, então?”

Ulisan: 70% de todo o trabalho foi meu, desde a edição de personagens e caça de efeitos sonoros, músicas, tutoriais e tipografia. Os outros 30% são pessoas que me forneceram imagens de personagens, os sprite sheets (imagens com todos os frames dos lutadores), dicas e críticas sobre a demo e os produtos finais apresentados. Agradecer a todos daria uma lista gigante, mas todos estão nos créditos. Os principais são Ânderson Bispo, com tutoriais e ajuda na programação da engine, “O Ilusionista” com a ideia do seu jogo que inspirou a minha e o “Grim Ripper”, do site SpritesDatabase, que ripou os frames e imagens dos jogos de NeoGeo Pocket, GBA e Nintendo DS que estão no jogo.

RessurrectionPLUS

NGP: E como esta sendo a repercussão do jogo?

Ulisan: Um site francês da engine Fighter Maker 2nd gostou muito do projeto e sou o único estrangeiro por lá. E, da mesma forma, sou o único com um jogo completo. Os italianos do Seep Bar também gostaram do meu game e fizeram review, o pessoal da MugenGuild também gostaram muito mas a maior repercussão está sendo nacional.

A recepção nos sites e fóruns onde foi divulgado (OuterSpace, GamingRoom e Infinity Mugen Team) está sendo modesta e gradativa. Todos os dias na página do Facebook temos comentários, likes e novos adeptos. O segredo é mantê-la sempre com novidades, para o interesse das pessoas não se esvair, e promover interatividade e participação.”

NGP: Questões de direitos autorais já chegaram até você ou o preocupam de alguma forma?

Ulisan: Nunca, e certamente não chegarão, pois deixo claro, em vários idiomas, que se trata de um fangame e todos os direitos autoriais são das empresas detentoras. O jogo não pode ser monetizado. Se as empresas me contatassem, acho que seria de forma positiva, como ocorreu com Rockman Vs Street Fighter e KOF Zillion, que foram lançados com aprovação e de formas gratuitas, pois não deixa de ser divulgação espontânea para as empresas. Seria terrível ser processado pelas empresas que admiro! (risos)

TelaSelecaoPLUS

NGP: Você já tem pretensões para o futuro?

Ulisan: Já estou trabalhando na continuação do game, me baseando no sucesso que está sendo esta primeira versão, com fãs e críticos bem sérios e sinceros que melhoraram em muito o produto final. Já tenho mais de 30 personagens para esta nova versão e a demo sairá em breve. Espero que o game seja um sucesso mundial como o Hyper DBZ, do Balthazar, está sendo diante dos fãs.

Para o meu futuro espero trabalhar com games profissionais em 2D, preferencialmente. Em 3D, só como designer, pois jogos como Guilty Gear, Killer Instinct e Street Fighter IV (e agora, o quinto) que simulam a visão bidimensional são muito empolgantes! Também não quero deixar o design digital de lado, com campanhas e freelances para amigos e empresas sérias. Isso também é muito gratificante e varia meus pensamentos, pois pensar o tempo todo em lógicas de programação e possíveis falhas é muito desgastante. Meu sonho mesmo é trabalhar na Capcom, assumir a franquia Megaman, revitalizar Rival Schools, CyberBots e KikaiOh e outros clássicos dos anos 90, mesmo que eu tenha que morar no Japão ou EUA por vários meses do ano. Não deixem minha namorada ler isso…

NGP: E onde podemos baixar o jogo completo?

Ulisan: A expansão está em andamento, mas o jogo pode ser baixado na aba “Sobre” da página oficial no Facebook, na página do GameJolt ou direto no SourceForce. A versão mais atual é a PLUS, com Gill e Mizuchi jogáveis.

Conheça o projeto:

Links para Download:

Baixem o game e deixem suas opiniões aqui e na página oficial no Facebook. Até a próxima e “vamos ao encontro do mais forte!”

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)