Nos anos iniciais da década de 90, lembro claramente, como que gravado na memória em ferro, fogo e pseudo-polígonos pixelados, entrar à noite na minha locadora favorita e vislumbrar em um telão a segunda fase de um game que entraria para sempre na minha lista dos melhores de todos os tempos. Eram naves, asteroides e planetas cruzando a tela com as naves disparando umas nas outras, em meio a um mar de estrelas infinito que, na minha ignorância, só poderia ser fruto do console mais avançado do momento, o SEGA CD. Qual não foi minha surpresa ao notar que aquela maravilha estava rodando no meu querido Snes. Eu tinha um em casa!

Mais de 20 anos depois, ainda tenho esperança de ver ressurgir das cinzas um Star Fox digno, a ponto de me fazer reviver o sentimento que tive ao ver o original pela primeira vez. Mesmo sabendo que entre altos e baixos, tivemos (poucos) bons jogos da série, nenhum considero digno da grandiosidade que o nome Star Fox tem, devido as inovações tecnológicas que trouxe, a trilha sonora épica equivalente a Star Wars, jogabilidade soberba e carisma de seus personagens, é claro.

Inspirado pelo anúncio do próximo game da franquia, Star Fox Zero, me permitam compartilhar com vocês minha visão do que imagino que seria um ótimo, nostálgico e divertido Star Fox!

O motivo principal do Star Fox de Snes ter envelhecido tão bem para mim é o charme dos seus gráficos minimalistas, resultado das limitações técnicas da época. Seguindo essa premissa, usamos como exemplo o game Auto Modelista, de PS2, com seus carros texturizados em cel shading.

Nos valendo da tecnologia atual, teríamos algo bem animado e colorido, como visto no teaser trailer do novo The Legend fo Zelda para Wii U, mas aplicado ao design das naves que sempre seguiram linhas de construção bem retas e cheias de vértices e polígonos.

Atualizando a jogabilidade para algo mais ágil e visceral, pegamos emprestado o gameplay de Ace Combat: Assalt Horizon, com seu “gore” de maquinário despedaçando e ação cinematográfica abusando das câmeras trêmulas e close-ups ousados em meio ao tiroteio e perseguições.

Porém, esqueça a jogabilidade em linha reta do game original, que aqui daria lugar a uma maior liberdade de movimentos, principalmente nas batalhas contra chefes de fase que impressionariam com o tamanho e nas várias maneiras de serem atingidos. Seja direta ou indiretamente, fazendo uso de armas ou do próprio cenário, e até mesmo podendo ser destruídos do seu interior para fora, a melhor estilo X-Wing vs. Estrela da Morte em Star Wars.

Depois de erros e acertos, creio que o ideal aqui seria recontar a trama original, mas nada muito profundo ou elaborado, apenas respeitando certos pontos principais como a invasão do planeta Corneria pelas forças de Andros e o legado da família de nosso personagens principal, Fox Macloud.

Para contar essa historia, usaríamos algo muito carismático e divertido que funcionou muito bem no universo da Nintendo: os Muppets criados pelo estúdio de Jim Henson. Como usados no Nintendo Digital Event, a apresentação da empresa na E3 2015, seguindo uma aparente tendência de retorno dos FMV (Full Motion Video) em games atualmente, como é o caso do próximo “Need for Speed” e o novo “Guitar Hero”. Além disso, também fazendo referência direta à caixa original do game para Snes, que ilustra a capa desse texto.

Uma outra referencia que não deixaria de fora seria a língua fictícia utilizada pelos personagens na versão do Snes, também um recurso utilizado devido às limitações técnicas. Para implementar de forma coerente esse linguajar, os personagens, que se comunicariam em inglês normalmente, utilizariam algum tipo de embaralhador de comunicações para confundir os inimigos, que faria suas vozes soarem dessa forma divertida.

Esse seria meu Star Fox inusitado, com um toque nostálgico, moderno e divertido. Acha que o mestre Miyamoto ficaria orgulhoso? Você mudaria algo? Como seria seu Star Fox perfeito? Não deixe de opinar. Até a próxima!

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