No último dia da Capcom Pro Tour de 2018, tivemos duas grandes surpresas: um Rashid campeão de torneio e o anúncio de um novo personagem para inaugurar a quarta temporada de Street Fighter V. E foi um que nem os hackers haviam descoberto dentro da última atualização do jogo: Kage, a manifestação suprema da intenção assassina que Ryu guarda dentro de si, equivalente ao Oni para o Akuma.

Ele seria um “Shin Evil Ryu”, representado como um Oni, equivalente a um ogro na cultura japonesa, que representaria Ryu sem represar suas ambições de poder e supremacia como artista marcial. Mas ele está encurralado por fortes convicções e analisaremos também o que ele tem de diferente dos outros ShotoClones.

Entende-se por ShotoClones todos os personagens que são cópias ou adaptações do sistema de jogo de Ryu, com os mesmos golpes: magia, soco anti-aéreo e um ataque com chute, por exemplo. Ken, Akuma, Sakura e Dan; extrapolando para outras franquias com Ryo e Robert de Art Of Fighting, Kairi e Allen de Fighting EX Layer e correlatos. Ainda descumprindo a própria promessa de limitar os ShotoClones após lançarem Sagat no meio deste ano, a Capcom agora tenta reduzir as cópias com Kage e seus golpes comuns, mas com atribuições inusitadas, e obtém um resultado satisfatório.

Ainda assim, a sensação é de que seria melhor colocar outro personagem da lista de mais desejados seria mais interessante…

Kage, a sombra da cobiça de poder que ronda Ryu, toma forma e se manifesta para contaminar o mundo com o ódio assassino que todos os mestres antepassados do AnsatsuKen, o nome real do estilo de karate dele e Ken, queriam selar. Eles conseguiram êxito até o gênio do combate Gouki, irmão caçula do mestre Gouken, se corromper na busca da dominação do poder celestial e, então, se tornar Akuma e retornar para despertar a força latente mantida selada pela amizade que o discípulo orfão mantinha com seu amigo e rival.

O amor paternal pelo mestre e a responsabilidade de corresponder à admiração da jovem Sakura foram fragmentadas por Akuma em seu coração. Depois de anos de combate interno, Ryu decide libertar a sombra para que ela aprenda que expectativa gera decepção.

Kage sai pelo mundo atrás de adversários fortes para derrotar e revela-se que o tormento do Satsui no Hado que afligia Sagat em sua casa era a própria sombra de Ryu. Da mesma forma, foi incomodar Akuma em seu retiro eterno e a parte interessante é que mesmo derrotando os adversários, eles não se rendem à superioridade violenta de Kage e acabam por afugentá-lo usando da disciplina do espírito do guerreiro marcial que não se abala com tentações ou discursos depreciativos. Por fim, tenta convencer Ryu a se render ao poder infinito do ódio com um desfecho honesto.

A princípio, analisando os golpes normais de Kage, percebemos que ele é um Frankenstein de vários personagens, com alguns Super Golpes e comandos específicos só invertidos de lado para parecerem diferentes, como o Shoryuken e o Zugai Hatsu (Overhead). Mas, resumindo, seria o Evil Ryu do Neo Geo Pocket misturado com Dan Hibiki de Street Fighter IV: magia que não sai da mão, Chute Forte de SF Zero, Rasteira Forte invertida, Magia aérea pra frente parecendo o Ryo Sakazaki do Art Of Fighting 2 e a magia tripla do Akuma.

A maior alteração notável foi seu Tatsumaki dar um giro só, mas ter propriedades similares, entre outros detalhes. Claro que ataques de Evil Ryu em Street Fighter IV também retornaram, como a pisada forte no chão que rivaliza com Necalli entre os maiores sapateadores dos jogos de luta.

V – SKILL: Senha Kassatsu – uma técnica muito útil de contra-ataque que possui níveis de carregamento que aparam rapidamente um único golpe, mas pode causar Crush Counter no adversário e ser cancelado em V-Triggers. Efetuando um soco parecido com de Oni, Kage desfere um murro imbuído de energia assassina que funciona contra investidas aéreas, mas tem um grande ponto fraco, que são as pernas. Ser atingido por baixo dá Crush Counter em Kage; por isso, abusar deste recurso pode ser terrível. Durante a ativação do V-Trigger I, o Senha Kassatsu se transforma em um impulso cheio de energia que pode ser cancelado em Critical Art. Muito bom para pressionar de forma segura.

V – TRIGGER I: Taigyaku Mudo – durante algum tempo, Kage pode utilizar o Ashura Senku, o teleporte de Akuma, mas com características diferentes. Por exemplo, é possível passar através de projéteis mas não de ataques físicos, mas essa não é a principal função da técnica, e sim, servir de cancelamento de ataques de toda forma. Com muita imaginação, permite criar extensos Combos no chão e, principalmente, no ar. Lembrando também que deixa o V-Skill mais potente e somado ao cancelamento de ataques em novos ataques, este primeiro V-Trigger é para os lutadores mais avançados.

V – TRIGGER II: Rikudo Osatsu – o lado mais violento de Kage é despertado e ele ganha duas habildiades que em jogos anteriores eram técnicas supremas e retornam ambas para aterrorizar os mais impressionáveis: Misogi é a queda com a palma da mão aberta como se fosse uma espada (Shuto), causando grande explosão de energia, como o Akuma já faz com seu Shoryuken com seu V-Trigger I ativado, mas aqui ele pode ser ativado livremente durante ataques ou como ataque surpresa, visto que desaparece e já surge sobre a cabeça do adversário. Uma grande vantagem é o ataque acertar duas vezes para romper barreiras e não deixa Kage indefeso à contra-ataques caso seja defendido. Além de gerar muito dano com essa finalização arrasadora, permite também que se use o temido Shun Goku Satsu que, diferente de seu colega, pode ser cancelado após ataques, permitindo Combos que finalizam de forma devastadora. Claro que não tem a mesma potência que o de Akuma, mas tem a mesma efetividade e dano moral no adversário.

CRITICAL ART: METSU SHORYUKEN – Sim, é o mesmo Ultra Combo de Ryu em Street Fighter IV, mas com muita energia maligna, um visual mais simples e a mesma efetividade, tanto acertando em cheio como já no ar, atingindo o oponente várias vezes. Apesar de uma finalização meio anti-climática com efeitos visuais e um ângulo de câmera estranho, tira uma energia razoável do adversário e combina com muitos tipos de ataques, como pode-se notar que é uma constante nesse novo personagem. Apesar de parecer um simples Shoryuken que tira muita energia, acertará qualquer esboço de reação a uma média distância e tira dano considerável na defesa, se tornando um ótimo recurso desesperado, principalmente, se o oponente tenta te matar com um Critical Art enquanto você não tem nada de energia pra aguentar o tranco.

Falando agora da parte mais divertida do personagem, Kage usa os clássicos ataques do Ansatsuken de forma original, principalmente mesclando seus golpes EX e as habilidades adquiridas dos V-Triggers como seu chute aéreo que rebate o inimigo na parede, a magia curta que, na versão EX, derruba de joelhos o adversário e abre pra mais ataques, sem falar da possibilidade da pressão de pisadas no chão ou de teleportes enquanto o inimigo defende, tornando o personagem uma grande fonte de mind games para conseguir brechas, o maior diferencial do personagem em relação aos outros ShotoClones.

Apesar de anunciarem um personagem “repetido” como novidade para esta nova temporada de Street Fighter V, este é um novo fôlego para quem ficou meses sem nenhuma novidade. Com a chegada da EVO Japan, em fevereiro, quem sabe não teremos grandes surpresas, visto que também recebemos atualizações de todos os outros personagens anteriores, permitindo mais combos e um balanceamento maior entre os mais apelões que tornavam os campeonatos muito limitados a poucos personagens. Só esperamos que não se torne algo parecido com Dragon Ball FighterZ, com seus vários Gokus e Vegetas.

Kage está disponível desde a final da Capcom Pro Tour, no último domingo (16), onde foi anunciado pelo próprio Yoshinori Ono. É uma divertida alternativa para quem não joga de Ryu e outros, além de ser o único personagem anunciado para a temporada 4 que acaba de começar com muito sangue quente! MESSATSU!

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