Com o Wii, a Nintendo fez a festa dos jogadores casuais, vendendo consoles para praticamente todas as pessoas do mundo e fazendo com que elas conhecessem uma nova maneira de jogar video game. A mesma estratégia, porém, não tem funcionado muito bem com o Wii U, o que motivou a empresa a renovar suas propostas e, mais uma vez, focar no público hardcore. É o que revela Shigeru Miyamoto em uma entrevista para a revista Edge.

O criador de Mario, Zelda e diversas outras franquias da companhia afirma que a ideia agora é evitar o consumidor “passivo”, aquele que fica em sua zona de conforto e prefere não desafiar a si mesmo com jogos e propostas inovadoras ou mais complexas. Para ele, essa é uma postura que chega a ser patética e coloca os consumidores em uma posição na qual estão sempre esperando serem entretidos, em vez de darem um passo adiante.

Como indica o Computer and Videogames, essa é a primeira vez que um alto executivo da Nintendo expressa claramente seu afastamento do mercado casual, que até agora, vinha sendo o grande público da companhia. E isso se deve, claro, às baixas vendas do Wii U, que não dialogaram com essa fatia tão bem quanto seu antecessor e colocaram a companhia em maus lençóis.

Hoje, afirma Miyamoto, são os smartphones e tablets que comandam no mundo casual. Então, a Nintendo não precisa mais dialogar com esse público nem garantir que eles sejam inseridos no mundo dos games. Agora, a ideia é se voltar, mais uma vez, aos fãs de longa data e foi justamente isso que a empresa mostrou durante a E3 2014, feira na qual apresentou uma enxurrada de jogos baseados em suas mais diversas franquias, incluindo um novo Star Fox e um Zelda de mundo aberto, ambos para o Wii U.

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