Depois de trazer os games do PC para a palma da mão dos usuários, a NVIDIA anunciou agora o Shield, o primeiro produto do tipo a contar com resolução 4K. E, para aproveitar todo esse potencial, vem com ele o Grid, seu sistema de streaming de títulos. Trata-se de mais um passo na forte aposta da companhia nesse mercado.

O lançamento está marcado para maio e preço sugerido é de US$ 199, pouco menos de R$ 600 em conversão direta, sem contarem os impostos. Lembrando um PlayStation 2, só que vem mais fino, o Shield deve trazer o tão sonhado patamar de títulos com aspecto 1080p e rodando a 60 quadros por segundo. Isso, claro, para alguns deles, já que o verdadeiro ideal é a altíssima resolução, que estará disponível em boa parte de sua biblioteca, inclusive por meio do serviço de streaming.

Nvidia Shield

Pelo Grid, claro, a qualidade da jogatina depende da conexão do usuário. Mas, em seu interior, a NVIDIA promete entregar um hardware plenamente capaz de oferecer todo esse poder. Ele vem com um processador Tegra X1 acompanhado de 3 GB de memória RAM, além de saídas de som 7.1 para aqueles que quiserem ligar o console no home theater. Além de jogos, claro, ele também é capaz de rodar serviços de música, filmes e qualquer aplicativo Android que esteja disponível na loja da fabricante ou na Google Play Store. O armazenamento interno é de 16GB e há slot para um cartão microSD com até 128 GB adicionais.

Mas o grande foco, claro, são os games. Como já diz seu slogan, “made to game”, ou “feito para jogar”, o Shield vem como a grande menina dos olhos da NVIDIA para mudar o conceito de consoles Android, que parece ainda não ter decolado. Durante anúncio no palco do Mobile World Congress 2015, a fabricante não esconde sua grande intenção: chegar como um concorrente muito mais versátil e moderno ao Xbox 360 e PlayStation 3, que já estão no final de seus ciclos de vida mas ainda vendem muito bem.

Como métodos de controle, claro, temos um joystick. Além disso, a NVIDIA pretende lançar um controle remoto para tornar mais intuitiva a utilização de outros recursos, como vídeo e música. O acessório também contará com um microfone, permitindo que o usuário faça buscas por voz e procure conteúdo sem pressionar botões.

Muito mais do que Candy Crush

Para compor essa rivalidade, a NVIDIA fala em títulos e enche a boca para dizer que games extremamente pesados como Batman: Arkham Origins, Crysis 3, Resident Evil 5 e outros estarão entre a oferta inicial de jogos para o Grid. Além, claro, de novos lançamentos como The Witcher 3: Wild Hunt e Batman: Arkham Knight, títulos já da nova geração e que podem levar o Shield e colocar o pezinho também no território do PS4 e Xbox One.

Mas a NVIDIA quer ir por partes e, no lançamento, disse que cerca de 50 games estarão disponíveis para que os jogadores testem o produto. A oferta traz jogos mais antigos, mas também tem seus títulos de destaque como War Thunder, Half-Life 2 e Tales From the Borderlands, que parece ser o mais recente dessa oferta inicial. Foi ele, inclusive, que foi exibido no palco da apresentação do produto na MWC 2015, contando inclusive com a presença da desenvolvedora.

Com tudo isso, a NVIDIA enche-se de orgulho para dizer que possui o aparelho mais completo e versátil do mercado dos consoles Android e, acima de tudo, com as parcerias necessárias para fazer dele um sucesso. Só vamos saber se isso é verdade, porém, mais adiante, quando o Shield chegar às lojas.

Imagem de destaque: TechRadar.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)