Em uma notícia que vai adicionar ainda mais pólvora a uma batalha recém-iniciada, a Ubisoft anuncio que vai colaborar com a Nvidia no desenvolvimento de Assassin’s Creed: Unity, Far Cry 4 e The Division. A ideia é garantir o máximo de performance possível nas versões PC destes games e repetir o que já foi feito até mesmo recentemente, com Watch Dogs.

A ideia das empresas é usar a tecnologia GameWorks, da dona das placas GeForce, para melhorar a qualidade gráfica dos games por meio de termos complicados como TXAA antialiasing, HBAO+, tesselação avançada em DX11 e outras tecnologias. Basicamente, aproveitar o máximo de potencial do hardware para garantir animações melhores, gráficos mais bonitos e um desempenho ainda melhor que o visto nos consoles da nova geração.

O anúncio vem como uma má notícia para a AMD que, no fim de maio, acusou a Nvidia de ser favorecida no mercado de jogos e deliberadamente criar obstáculos para a participação de concorrentes nesse tipo de trabalho. Além disso, a empresa citou problemas de performance dos títulos que usam o GameWorks em placas que não sejam da marca GeForce, o que pode ser visto como uma maneira de prejudicar os rivais.

Por outro lado, a Nvidia negou essas acusações. Lembrando que a própria AMD já fez trabalhos semelhantes em games como Tomb Raider, a empresa disse que não tem problema algum em contar com a participação da concorrência. Além disso, disse ser chamada constantemente para participar do desenvolvimento de jogos, mas que em nenhum momento tenta minar a performance dos títulos em outras placas do vídeo.

A escolha da Nvidia como principal parceira não apenas da Ubisoft, mas de outras desenvolvedoras, faz sentido. Como explica o Computer and Videogames, de acordo com pesquisa realizada pelo Steam, 52% dos usuários da plataforma possuem placas de vídeo da fabricante, contra menos de 31% registrados pela AMD.

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