A Copa do Mundo de Futebol no Brasil chegou ao fim. A edição de 2014, vulgo a Copa das Copas, deixará saudades em todos os sentidos. Uma Copa repleta de surpresas, goleadas, zebras… O mundo veio ao Brasil e se encantou com o brasileiro, porém, o que ninguém esperava era que, uma seleção roubasse a cena, não pelo seu futebol, mas por usar Pokémon em seu marketing!

Não vai ter Liga Pokémon

Para Unir todos os Povos de Nossa Nação – Pokémon na Copa do Mundo 2014

Às vésperas da Copa Mundo no Brasil, muito se questionou sobre a realização do evento. Obras de infraestruturas inacabadas, setores básicos como educação e saúde deixados de lado… eram algumas das reivindicações dos manifestantes contrários ao evento. Do outro lado do mundo, o Japão estava muito animado para a Copa de 2014. Enquanto o mascote oficial do evento era um tatu bola, vulgo Fuleco, a seleção japonesa resolveu adotar outro mascote para representar a seleção e os monstrinhos de bolso roubaram a cena, ofuscando até mesmo o mascote oficial.

Temos que pegar todos

Para Unir todos os Povos de Nossa Nação – Pokémon na Copa do Mundo 2014

Unindo Pokémon da 1ª e 6ª geração, os Pokémon chegaram com tudo no mundial. Liderados por Pikachu, os monstrinhos de bolso mostraram seus poderes de comoção e de marketing. Os atuais jogos de Pokémon, X e Y, estão em alta no Nintendo 3DS e a Copa do Mundo por si só, já é um grande evento. A união de Pokémon com a competição foi uma junção do útil ao agradável. Os frutos dessa parceria se estenderam para além dos jogos e do futebol, produtos licenciados foram confeccionados para promover o ajuntamento. Camisetas, bonés, squeezes, bonecos, preservativos… e uma gama outros de produtos surgiram dessa parceria.

Para Unir todos os Povos de Nossa Nação – Pokémon na Copa do Mundo 2014

No futebol, a principal intervenção se deu no modelo infantil do uniforme da seleção que trouxe estampado a imagem do Pikachu. Embora esse uniforme tenha sido o desejo de muito adulto, ele saiu apenas em sua versão infantil para a tristeza geral, e infelizmente, o Japão não entrou em campo com ele em nenhuma de suas três partidas. O país saiu na primeira fase do mundial com duas derrotas (Costa do Marfim 2×1 e Colômbia 4×1) e um empate (com a Grécia, de 0x0).

O Legado da Copa

Nos jogos, o grande destaque se deu no evento de distribuição, com exclusividade no Japão, de um Pikachu especial durante a partida de estreia da seleção japonesa contra a Costa do Marfim. O Pikachu, no level 22, contava com o golpe especial Mega Kick e complementando o moveset os golpes Quick Attack, Electro Ball e Double Team.

O Legado da Copa

Teve muita liga

O Legado da Copa

Paralelamente a Copa do Mundo, a Nintendo da América realizou em Indianápolis o Pokémon US National Champions nos dias 04 a 06 de julho. Foram realizados campeonatos de Cardgame (TCG) e Videogame (VGC) nas categorias Junior, Senior e Masters.

A parceria continua

O Legado da Copa

O jogador Atsuto Uchida da seleção japonesa fará uma participação do 17º filme da franquia, intitulado “Pokémon The Movie XY: Diancie and the Cocoon of Destruction”. O atleta, que se declara fã da franquia, dublará Usshi, apelido que o jogador recebeu no Schalke 04 da Alemanha, que é porteiro de um hotel. A participação de Uchida é uma tentativa de chamar a atenção da audiência da Copa do Mundo para promover o filme.

Para unir todos os povos de nossa nação

O Legado da Copa

A Copa do mundo no Brasil foi um sucesso. Elogiado por todo o mundo, o maior evento do futebol tomou proporções inimagináveis. Para os videogames, a Copa também trouxe benefícios. A parceria entre a Seleção japonesa e Pokémon mostrou o poder dos jogos eletrônicos com a aceitação popular. Pikachu e cia. como mascotes da seleção japonesa trouxeram comoção e influenciaram a participação de muitas crianças e adolescentes a acompanharem a seleção pelo mundial. O Japão, como citado anteriormente, não passou da fase de grupos, entretanto, deixa o legado que os jogos de videogame estão inseridos culturalmente na sociedade e eles podem, e devem, estar mediando as atrações, como a Copa do Mundo, e o público das mídias eletrônicas e vice-versa.

O Legado da Copa

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)