Overcooked 2

por Ana Cruz

Não se esqueça do “tomperro”

Uma das especialidades da Team 17 é trazer jogos simples e divertidos, oferecendo um desafio na medida certa. Quem jogou Aven Colony sabe do que estou falando, e é o mesmo caso com Overcooked 2, o jogo de simulação lançado para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

A lógica é a seguinte: você é um cozinheiro e precisa entregar os pratos no menor tempo possível, se não os clientes ficam putos, te xingam (nada explícito) e vão embora. Você pode jogar sozinho ou online e há um mapa bastante vasto para um jogo do gênero, podendo ser explorado não só em suas fases, mas também nas áreas especiais.

Há um enredo humilde, apenas para dizer que o modo história tem um objetivo. Você é chamado pelo Rei Cebola para recuperar alguns ingredientes de um livro de receitas antigo, pois, ao soltar um feitiço, ele acabou acordando os pães-zumbis. A dupla de chefes parte à bordo do seu food truck, começando sua jornada em busca da culinária perfeita e salvar todo o reino.

Overcooked 2 oferece desafios variados, cenários bonitos e bem animados, sendo um prato cheio para aqueles finais de semana com a família e amigos.

Além da campanha, há três modos na categoria Arcade: Couch, em que você pode jogar qualquer fase sozinho ou em turma; Online Public, que permite jogar com qualquer pessoa; e, por fim, Online Private, para entrar em uma party de até quatro amigos. Essas opções também se aplicam ao modo Versus, com duas duplas disputando quem ganha mais dinheiro.

Não tivemos muitos problemas com os servidores, mas ainda há quedas e, claro, o jogador terá que se acostumar com o caos constante na cozinha, principalmente se não usar o microfone. Porém, na jogatina local, você pode bancar o Érick Jacquin ou a Paola Carosella e comandar os funcionários para garantir as três estrelas.

Na semana de lançamento, não houve dificuldades em achar pessoas para uma partida, mas, infelizmente, após o hype, isso se tornou bem complicado, principalmente em dias de semana. Porém, o que realmente frustra é quando o jogador entra em uma partida versus envolvendo duas duplas, o outro sai e ele fica sozinho. A máquina não substitui o ausente, obrigando a terminar o jogo com apenas um cozinheiro.

Quem preferir jogador sozinho terá duas opções: ser muito rápido, usando a tecla de trocar de cozinheiro conforme a necessidade, ou ter uma coordenação motora de asiático e usar o controle duplo, ou seja, os direcionais e os gatilhos da esquerda para controlar o primeiro chefe e os da direita para o segundo. Seja qual for a escolha, é preciso ser rápido, pois quanto mais pedidos saírem, mais dinheiro será recebido no final da rodada. Todavia, vacilos não só diminuem o valor das gorjetas, mas também o valor do prato.

Com o passar das fases, o jogador poderá liberar novas skins para seus cozinheiros, com opções jovens, velhinhas e até animais. Não espere uma grande variedade, elas são poucas, mas bonitinhas, e isso pode servir de um incentivo para continuar jogando.

Na semana do lançamento, não foi difícil encontrar partidas online. Depois, porém, os parceiros rarearam um pouco, principalmente durante a semana.

Avançando os níveis, a dificuldade das receitas também aumentam. No começo, basta apenas picar o vegetal ou um fruto do mar, colocar no prato e servir. Depois, o processo pode envolver panelas, frigideiras, fornos, churrasqueiras e outros equipamentos que podem dificultar sua vida como cozinheiro, principalmente se estiver jogando sozinho.

Os gráficos são bonitos. Como Overcooked 2 é um jogo simples, não há muitos bugs ou serrilhados, mesmo online. A trilha sonora lembra um desenho animado da Disney, exceto quando nos aproximamos do fim do tempo – a música indicando que faltam poucos segundos para o fim é no melhor estilo Drowning, de Sonic, aumentando as chances de o jogador se desesperar e perder nos últimos segundos.

Overcooked 2 é fofo e divertido para se divertir com os amigos e família, promovendo horas de lazer. Se preferir estar sozinho ou jogar online, entretanto, prepare-se para os rages, porque eles poderão ser frequentes, principalmente com os servidores.

O jogo foi testado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Team17.