Plants Vs Zombies

Plants Vs. Zombies: Garden Warfare 2

por Ana Cruz

O Battlefield do jardim

Desde seu lançamento, Plants vs. Zombies sempre foi um sucesso, com uma proposta de jogo simples e divertida, conquistando  o mercado mobile. Claro que a PopCap Games e a Electronic Arts não iriam deixar que suas plantinhas e zumbis se limitassem aos smarthphones e foi se aventurar nos consoles. A maré de sucesso continua boa, tanto que temos agora um novo jogo da série, Plants Vs. Zombies: Garden Warfare 2.

Na sequência, Suburbia foi dominada pelos zumbis e virou Zomburbia. O objetivo das plantas é acabar com os mortos-vivos e recuperar sua cidade, enquanto a meta dos zumbis é manter o que já conquistaram, além de destruir o que restou dos jardins. Garden Warfare 2 começa bem, com uma cena de abertura com a música “Dangerous Zone”, tema do filme Top Gun, muito divertida. E logo no início, temos a liberdade de escolher de qual lado lutar e customizá-lo da maneira que preferirmos.

No começo é tudo muito legal, os gráficos e os mapas são bonitos, Zomburbia é bem detalhada e com muitas marcas da guerra entre as plantas e os zumbis. As primeiras missões são boas, você fica bem à vontade com os controles que são fáceis e respondem bem aos comandos do jogador. No lado das plantas, além dos clássicos, como o famoso Disparervilha, você também poderá contar com três novos personagens: Citrinador, uma laranja viajante no tempo, a Rosa, que é uma feiticeira que está determinada para deter os zumbis, e o Coronel Milho, um espigão mal-humorado que está pronto para detonar os inimigos.

Já pelo lado dos mortos vivos temos os novatos Capitão Barbamorta, que não deixará de usar seus barris para explodir o jardim alheio, o O Supermioloz, que está disposto a defender seu território na base do soco, com um bônus para sua entrada triunfal, e ,por fim, o Zumbinho, que possui uma agilidade invejável, mas também pode contar com seu Titanfall, digo, Robô-Z, para detonar as plantas.

Plants Vs. Zombies: Garden Warfare 2

Ao todo são mais de 100 personagens, divididos em 12 classes diferentes, nas quais você poderá desbloquear e melhorar as habilidades, customizar com os itens ganhos nas figurinhas ou conforme for subindo de level.

Um dos pontos altos de Plants vs. Zombies é a jogatina conectada, que além de possuir várias opções, também é muito similar a games do mesmo gênero. A semelhança com Battlefield é grande.

Para poder tunar sua equipe, Garden Warfare 2 traz um modo single player, no qual, completando as missões, você ganha moedas, estrelas e pontos de experiência. Com o dinheiro, poderá comprar as figurinhas, com diversos pacotes desde os mais simples até as mais raras, além do álbum para completar. Claro que, quanto maior o pacote, maior o valor. Se caso quiser cortar o caminho para a evolução, você poderá adquiri-las através das microtransações.

Porém, com o passar do tempo, o game fica monótono, tanto do lado das plantas como o dos zumbis. Destrua um alvo e derrote uma horda de inimigos. Plante um jardim e destrua uma horda de inimigos. E o game vai seguindo essa receita até o fim, ou enquanto durar a paciência do jogador e ele ir ao que realmente interessa, o portal multiplayer.

Plants Vs. Zombies: Garden-Warfare-2-Solo-Trailer

Um dos pontos altos do Plants vs. Zombies é a jogatina conectada, que além de possuir várias opções, também é muito similar ao que temos nos games do mesmo gênero. A novidade é o modo “Capacho”, um dos únicos em que você pode entrar como novato, pois quem o acessa está sem alteração nos personagens ou novas habilidades. Resumindo: todo mundo indo na raça, e quem tiver a estratégia certa, leva a melhor.

Com o passar do tempo, o game fica monótono no single player, tanto do lado das plantas como o dos zumbis, seguindo uma mesma receita até o fim ou enquanto durar a paciência do jogador.

A semelhança com Battlefield é grande, em modos como “Derrubada em equipes” ou “Suburbinação”, que é como “Conquista”, onde os jogadores deverão conquistar três pontos específicos no mapa. A diferença, no fim das contas, é que um é em primeira pessoa, enquanto Plants Vs. Zombies é em terceira. Além do fato de você ser uma planta ou um zumbi, a proposta é exatamente a mesma.

No final das contas, Plants vs. Zombies: Garden Warfare 2 é um jogo que se sustenta pelo modo online, assim como tantos shooters e FPS da vida. Apesar da campanha deixar um pouco a desejar, o game traz bastante diversão no multiplayer.

Plants Vs. Zombies: Garden Warfare 2 foi analisado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Warner.