Jack Tretton é uma figura conhecida de quem acompanha o mercado de jogos, sendo figurinha carimbada na apresentação de eventos da marca PlayStation. Depois de 19 anos de permanência, porém, o antigo presidente da Sony Computer Entertainment America anunciou sua saída da empresa para buscar novos desafios. E, para ele, o PS4 permitiu que ele deixasse a companhia “por cima”.

Na visão dele, o sucesso rápido do novo console da empresa contrasta com as dificuldades encontradas na chegada do PlayStation 3 às lojas, que foi definida por Tretton como o momento mais desafiador de sua carreira. E olha que ele estava na Sony desde o lançamento do PSOne, que marcou a chegada da empresa no mercado de consoles.

O ex-CEO lembra que o lançamento do console de geração passada não apenas representou um desafio financeiro, devido a seus altos custos de produção, mas também o estabelecimento de uma nova mídia, o Blu-ray. Caso a aventura não desse certo, o destino do video game seria gravemente prejudicado e, junto com ele, é bem possível que toda a empreitada da Sony nesse mercado fosse para o buraco.

Em relação a tudo isso, o PlayStation 4 foi uma “grande redenção”. A facilidade de desenvolver e fabricar o console, bem como a confiança dos usuários e os bons números de vendas deixaram Tretton confiante o bastante para voltar a pensar na própria carreira e, assim, se sentir confortável para sair.

O executivo agora é parte do quadro de diretores da Genotaur, uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial. Apesar de não pretender voltar ao mercado de consoles tão cedo, Tretton não ficará muito distante do mundo dos video games, já que participará da cobertura da E3 2014 como comentarista, a convite do canal americano Spike TV.

Tags:

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)