Eu não sou um jogador avançado de Street Fighter – na verdade, gosto de pensar que não poderia ser caracterizado dessa maneira sobre gênero algum. Muito menos conheço os paranauês de torneios, socos médios, frames, parries e todas as outras coisas que permeiam o mundo dos jogos de luta, para quem os leva mais a sério. Sendo assim, sei reconhecer quando um título desse tipo abre as portas para os noobs. E esse é exatamente o caso aqui.

Acessibilidade, na verdade, é a palavra de ordem em Street Fighter V. É nela que a Capcom está apostando no desenvolvimento do game e é até o que, com a exceção clara de acordos comerciais e financeiros, lógico, é citado como motivo para a exclusividade no PlayStation 4. Para a empresa, é lá que os pro players, os interessados, os entendendores e os iniciantes estão. Então, é lá que o game vai ficar.

Nas duas oportunidades que tive para jogar o título, durante a Warner Games Summit, em julho, e mais recentemente, durante os testes Beta, uma coisa ficou clara: este é o game mais simples da série. É impressionante como os ataques saem de forma natural, mesmo para quem utiliza um joystick convencional, e os personagens se movimentam com naturalidade e fluidez, fruto do novo estilo artístico aliado a uma taxa de 60 quadros por segundo.

O tempo todo, dá para saber exatamente o que se está fazendo. Mesmo farofeiros como eu conseguirão entregar os ataques no momento certo, confundindo menos os Hadoukens com Shoryukens e vendo a barra de energia do oponente reduzindo muito rapidamente com uma sequência de ataques. Mesmo um combo pequeno pode ter um efeito devastador.

E é justamente aqui que entra a grande novidade e um dos grandes aspectos que torna a experiência com Street Fighter V tão empolgante. Ele é, em sua essência, uma grande mesa de apostas. Cada movimento deve ser friamente calculado, pois um erro nas contas ou uma guarda aberta no momento errado pode significar uma sequência mortal.

Isso me foi ressaltado pelo Fabio Santana, que é gerente de relações públicas da Capcom. Para ele, Street Fighter V é um grande jogo de risco e recompensa, em que os jogadores podem ser vitoriosos com uma sucessão correta de ataques, ou então, verem uma partida escorrendo pelas mãos. E isso vale tanto para jogadores avançados como iniciantes, é tudo uma questão de aliar a sorte ao conhecimento.

Facilitando a vida

Street Fighter V 5

Desde criança, sempre tive um sério problema com personagens do estilo Charge, aqueles cujos ataques são desferidos com um carregamento para trás e um movimento para frente. É o caso, por exemplo, de Blanka, Guile ou Bison, por exemplo, normalmente personagens que ganham destaque nas mãos de personagens avançados, mas que em Street Fighter V, poderão fazer miséria até mesmo quando controlados por noobs.

Com a ajuda dos amigos online, durante a live do New Game Plus que você vê logo acima, consegui rapidamente fazer os ataques de Charlie, incluindo seus especiais e o clássico Sonic Boom. Os fiz propositalmente, não na base de um pressionamento aleatório de botões, e o mesmo valeu também para Bison e Chun-Li, para mim, a personagem mais interessante do game até agora.

Street Fighter V (3)

É claro, sempre existe a possibilidade de que tais personagens tenham seus movimentos alterados até o lançamento do game, principalmente os mais clássicos, que são do estilo Charge há décadas. Ainda assim, os jogadores já estão amarrados – eles já viram que, agora, jogar Street Fighter está mais possível do que nunca. E esse, mais do que testar os servidores, é o grande benefício por trás dos testes Beta que estão sendo realizados.

Infelizmente, a versão de testes, por enquanto, está disponível para aqueles que já estão interessados no game, apenas para quem fizer a pré-compra do título. O restante dos jogadores ficam restritos a experimentarem o game em eventos ou na casa de um amigo, pelo menos até que a Capcom resolva liberar o experimento para todos.

Mas se tem um conselho que posso te dar, é o seguinte: experimente Street Fighter V. Se você é desses que não curte games de luta pois não sabe jogar ou acha tudo completo demais, (experimente Street Fighter V)². Além de ser um ótimo game de luta, o game se mostra como uma grande porta de entrada para toda uma nova leva de jogadores. E é aqui que está o seu maior trunfo.

Street Fighter V chega em março do ano que vem. Além do PlayStation 4, o jogo será lançado também para PC.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)