Galak-Z: The Dimensional

por Cássio Barbosa

Uma nave cheia de truques

Desenvolvido pela 17-Bit (responsável pelo excelente Skulls of the Shogun), Galak-Z é um shooter espacial fora do padrão. Em vez de contar com fases lineares, o game leva a mecânica das batalhas espaciais a estágios gerados de maneira procedural – isto é, de maneira aleatória a cada nova partida.

gz4

Na história que alimenta esta proposta, o piloto Adam Takamoto (conhecido pelo apelido A-Tak) é o único sobrevivente do esquadrão de naves terrestres e, consequentemente, a última esperança da Terra de vencer uma guerra intergaláctica contra um império alienígena. Por sorte, Adam calhou de escolher um protótipo equipado com um modo secreto capaz de se transformar em robô gigante. A bordo desta nave experimental, cabe a A-Tak buscar outros sobreviventes e armar um possível contra-ataque.

Pronto para enfrentar maratonas?

Além das fases geradas de modo procedural, Galak-Z também aposta em um formato de temporadas. Contando com cinco episódios cada, o game conta com um total de cinco temporadas ao todo – quatro disponíveis no lançamento e uma quinta em desenvolvimento para sair junto com a versão de PC.

Além de separar capítulos da história, as temporadas servem também para marcar os períodos de desenvolvimento de sua nave e os trechos que o jogador deve completar sem morrer. Ou seja, perder todos os seus pontos de vida (seja contra o chefão da temporada ou contra um inimigo qualquer) significa voltar ao ponto de partida.

Galak-Z

Enquanto isso soa bastante implacável a princípio (e extremamente enraivecedor em alguns momentos), a decisão é acertada. Assim, à medida que a sua nave fica mais poderosa e preparada para enfrentar as forças inimigas, os riscos também aumentam, uma vez que um movimento mal calculado pode custar o seu progresso.

Se os controles são precisos e curva de aprendizado é bastante elaborada, Galak-Z também se destaca por seu visual e os vários elementos que formam o seu universo.

Além disso, nem tudo é má notícia para o jogador neste sistema. Quem fuçar cada canto das fases pode ser premiado com plantas (blueprints) que permitem que os upgrades ganhos no jogo possam ser encontrados na loja no início de cada estágio. Ao mesmo tempo, moedas especiais e raras chamadas de Crash Coins também podem ser trocadas por continues e, caso não sejam gastas até o fim da temporada, são trocadas por créditos para equipar a sua nave no próximo set de episódios.

Auto-escola espacial

A Galak-Z conta com diversos recursos e é bastante interessante como o jogo apresenta todos eles aos poucos para que o jogador tenha chance de testar tudo com calma antes de precisar de cada novidade em batalha. Para começar, utilizar os seus motores propulsores cria um raio de barulho que aumenta conforme a sua velocidade – algo que o torna uma presa fácil de identificar no mapa.

Essa mecânica específica adiciona uma grande e bem-vinda dose de stealth à fórmula de Galak-Z. Desse modo, planar silenciosamente pelo universo acontece com frequência não apenas no início de cada temporada, quando o seu poder de fogo é limitado demais para lidar com grupos maiores de oponentes, mas também nos estágios mais avançados em que poderosos mechas sentinelas trafegam entre os asteroides e ameaçam acabar rapidamente com o seu progresso.

01

Além disso, Galak-Z também se distingue por oferecer dois modos distintos de controle: a nave espacial e o mecha, cada forma com suas vantagens e movimentos específicos. Como nave é possível realizar disparos de laser e mísseis explosivos, assim como manobras evasivas. Já como robô, o jogador conta com um escudo capaz de aguentar alguns impactos ao mesmo tempo em que fica livre para agarrar e arremessar objetos e oponentes, assim como desferir golpes de espada (que podem ser carregados) em seus inimigos.

Na medida em que a sua nave fica mais poderosa e preparada para enfrentar as forças inimigas, os riscos também aumentam, uma vez que um movimento mal calculado pode custar o seu progresso.

Enquanto os controles respondem bem às ações da nave, leva algum tempo para familiarizar-se com todas as possibilidades de comando. Ao mesmo tempo, algumas situações forçam o jogador a adotar algumas ações específicas, de modo que a campanha realiza um treinamento para condicioná-lo a todas as variáveis. A partir daí, cabe ao jogador utilizar os seus ensinamentos para vencer os últimos desafios e progredir na aventura.

Universo em expansão

Se os controles são precisos e curva de aprendizado é bastante elaborada, Galak-Z também se destaca por outras características, como seu visual (carregado de referências ao estilo dos anos 90, como os efeitos de VHS na tela de pause) e os vários elementos que formam o seu universo.

Desse modo, se aprender a dominar a sua nave é um dos pilares do sucesso por aqui, interpretar os ambientes também é outra chave para a vitória. Afinal, utilizar um poço de lava para explodir oponentes sem ser visto ou preparar armadilhas para colocar facções rivais de inimigos para batalhar entre si são ações que vão poupá-lo de muitos perigos em um jogo de dificuldade alta e grandes riscos.

Galak-Z

Assim como os movimentos da sua nave-robô, essas estratégias são aprendidas por meio da exploração dos ambientes e de tentativa e erro. Por sorte, aprender os segredos do espaço sideral costuma ser divertido e recompensador o suficiente para compensar os danos recebidos por eventuais testes.

Enquanto o ambiente é convidativo a experimentações, infelizmente os objetivos principais não são igualmente criativos. Assim, mesmo em níveis gerados de maneira aleatória, as missões dificilmente fogem do modelo “encontre o ponto x para encontrar o item y e levá-lo até o ponto z”.

Mesmo com seus problemas de estrutura nas missões principais, Galak-Z: The Dimensional ainda consegue sustentar uma experiência bastante divertida e inovadora dentro do gênero. Ao mesmo tempo, a possibilidade de montar sets de equipamentos diferentes também convida (e, muitas vezes, obriga) o jogador a adotar estratégias diferentes a cada partida – algo que vai entretê-lo por muito tempo antes de saturar a fórmula.

O game foi analisado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Sony.