Journey

Journey

por Ana Cruz

Uma obra prima em HD

Foi em 2012 que joguei Journey pela primeira vez, e simplesmente fiquei fascinada pelo game. Não só pelo jogo em si, mas pelo fato que seu único meio de comunicação é por melodias, algo fantástico para quem realmente quer relaxar e aproveitar uma boa jogatina sem nenhum stress, inclusive no modo online.

Sua meta é simples, alcançar o topo da montanha. Desertos, labirintos, túneis, nevascas, tudo isso são obstáculos para o andarilho. Ao concluir cada desafio, é revelado um pedaço da história dos antigos viajantes que tinham o mesmo objetivo.

A thatgamecompany soube aproveitar o potencial do hardware do PS4 e fez bela remasterização, com imagens mais nítidas e luzes mais vibrantes.

Com o relançamento do jogo para o PlayStation 4, poderia ser só mais um remaster, já que não traria nada de novo. Eu já conhecia as músicas e os desafios. Porém, me enganei e mais uma vez fiquei maravilhada com Journey.

Ao compará-lo com a versão do PS3, a melhoria gráfica é bem visível, como pude notar no manto do andarilho, que se mexe conforme o vento, assim como o cachecol que tem uma movimentação mais leve. Isso além das pegadas na areia, os raios do sol, a nevasca, a água e o efeitos do ambiente nos tecidos espalhados pelos cenários.

No PS3, Journey já era muito bonito no PS3 e com uma trilha sonora magnifica. Jogá-lo com gráficos melhorados foi uma uma experiência mais do que agradável. A thatgamecompany soube aproveitar o potencial do hardware do PS4 e fez uma bela remasterização, com imagens mais nítidas e luzes mais vibrantes, principalmente nos cenários onde a luz do sol é predominante.

Para não falar que não existem defeitos no game, em algunos momentos o game aparecem traz serrilhados, mas nada que comprometa a experiência. Além disso, uma crítica é que o cross-buy não vale para quem comprou a versão física do game, e sim apenas para quem teve a edição digital de Journey para o PS3. Apesar de a campanha ser curta, a proposta do Journey não é ser um jogo longo, mas sim memorável, coisa que conseguiu quando ganhou o prêmio de melhor jogo Indie, em 2012. E claro que não será diferente agora, mas aqueles que optaram pelo disco podem não querer comprar o título novamente.

Uma obra prima em HD

Jogar Journey no PlayStation 4 fez com que eu entrasse mais uma vez na pele do viajante, com a única diferença é que agora está tudo muito mais bonito. Claro que não é apenas isso, mas a interpretação do game cabe a cada jogador. O meu ponto de vista em relação a mensagem que Journey quer passar, é que indiferente do seu destino, o que realmente importa é a sua trajetória.