Em mais uma informação que pode colocar em xeque a credibilidade de muitos produtores de conteúdo, o site Gamasutra revelou que um quarto dos YouTubers já receberam dinheiro de desenvolvedoras ou publicadoras para falar sobre jogos. Com isenção ou não, a pesquisa do site não entrou em detalhes.
Foram 141 entrevistados, com canais com 5 mil a 1 milhão de inscritos, pintando um quadro detalhado sobre a relação dos criadores com a indústria de games. A oferta de dinheiro trata-se de um fenômeno recente e, claro, as empresas estão de olho apenas nos canais maiores, já que entre os menores, quase não existiu propostas do tipo.
Entre os participantes, fica clara uma concepção: eles se veem como agentes de publicidade e, por isso, consideram estar em uma posição complicada, em meio às dificuldades de monetização, ofertas de patrocínio e uma exigência do público quanto à imparcialidade de seu trabalho. Mas, como se enxergam como um meio de propaganda, nada mais justo do que receber por isso.
A notícia, apesar de nada surpreendente, já levou a algumas mudanças. TotalBiscuit, um dos principais YouTubers dos Estados Unidos, afirmou que vai mudar sua política relacionada a vídeos patrocinados, passando a incluir avisos destacados sempre que um gameplay ou comentário estiver sendo pago diretamente por uma empresa.
Para ele, a ideia é que a audiência deve confiar no criador e vice-versa, por isso, esse tipo de transparência é essencial, na mesma medida em que o público precisa aceitar que, mesmo patrocinado, um vídeo pode ser imparcial. Como esse tipo de medida deve se tornar cada vez mais comum, o YouTuber espera que os usuários entendam as mudanças e também lutem por mais transparência no segmento.