Por mais que não seja surpresa nenhuma, o anúncio de que o Homem-Aranha vai finalmente se integrar ao universo cinematográfico da Marvel fez a internet amanhecer mais feliz nesta terça-feira (10). A notícia de que o Amigão da Vizinhança vai poder balançar sua teia junto com os Vingadores e fazer piada com o Homem de Ferro e o Guaxinim de Trabuco deixou todo mundo animado — e com razão. Tanto que o Oda está surtando até agora com isso.
E era óbvio que essa parceria entre Sony e Marvel iria colocar o personagem novamente no centro das atenções em outras mídias além do cinema. Nos video games, por exemplo, o Cabeça de Teia já conta com algumas dezenas de participações, incluindo algumas bem marcantes. Independente de quando você começou a jogar, certamente já deve ter sido Peter Parker pelo menos uma vez nada vida.
Pegando carona no anúncio da Marvel e na volta por cima do herói, decidimos relembrar alguns dos melhores títulos protagonizados (ou não) pelo sobrinho favorito da Tia May.
5) Marvel Ultimate Alliance
Por mais que não seja um jogo estrelado pelo Homem-Aranha, o personagem estampava a caixa do game e era presença garantida em todas as equipes, seja por ser o herói mais conhecido da editora (quem era o Homem de Ferro em 2006?) ou por suas habilidades.
E o que torna Marvel Ultimate Alliance tão memorável é exatamente o fato de unir todos os grandes nomes dos gibis e fazer com que a variedade de poderes se encaixe na jogabilidade proposta. Assim, os fãs finalmente puderam ver o Homem-Aranha lutando ao lado do Hulk e do Thor contra os robôs do Doutor Destino enquanto faziam todas as piruetas dignas do escalador.
Menção honrosa: LEGO Marvel Super Heroes
Desta vez, a participação do Aranha é ainda menor, já que a grande quantidade de personagens disponíveis e a dificuldade de controlá-lo enquanto se balançava pelas teias quase sempre o deixavam de lado.
Ainda assim, LEGO Marvel conseguiu reproduzir muito bem o espírito bem-humorado do herói, colocando-o em situações engraçadas e com diálogos bem-humorados.
4) Spider-Man & Venom: Maximum Carnage
Os anos 90 do Homem-Aranha se resumem a clones e simbiontes e, embora os fãs mais conservadores do personagem ainda torçam o nariz para esse passado pouco glorioso, foram exatamente esses elementos que deram origem a um dos jogos mais divertidos do herói.
Lançado para SNES e Mega Drive em 1994, o game adaptava a saga Carnificina Total dos quadrinhos e, com uma jogabilidade bem simples da era de ouro dos Beat ‘em Up, ele trouxe para os consoles tudo aquilo que a molecada queria na época: controlar o Venom. Por mais que o Cabeça de Teia fosse o verdadeiro protagonista, todo mundo queria assumir o simbionte negro e sair dando porrada com o linguarudo.
Além disso, Maximum Carnage contava com uma galeria de heróis bem vasta para ajudar os jogadores ao longo das fases, um estilo bem próximo dos gibis e aquele cartucho vermelho diferentão que fazia qualquer criança ser o rei do pátio.
Menção Honrosa: Spider-Man The Video Game
Apenas para citar, outro jogo muito bom estrelado pelo Amigão da Vizinhança é Spider-Man The Video Game, que pintou nos fliperamas no comecinho da década de 90 e que também soube aproveitar muito bem o estilo Beat em’ Up para criar um jogo simples, mas bastante divertido.
Além do Homem-Aranha, o jogador podia escolher entre a Gata Negra, Gavião Arqueiro e um Namor genérico para dar porrada em vilões como Duende Verde, Venom, Electro e até no Doutor Destino.
E, embora seja pouco lembrado, ele conseguiu engolir muitas fichas na era dos arcades.
3) Spider-Man: Web of Shadows
Era óbvio que a Activision não ia deixar de aproveitar o lançamento do PS3 e Xbox 360 para trazer um novo jogo do Cabeça de Teia. Com um clima um pouco mais sombrio e participação de personagens como Wolverine e o próprio Venom, o jogo conquistou corações ao apresentar uma mecânica realmente funcional na hora de colocar o herói para se pendurar por entre os prédios de Nova York, além de um ótimo sistema de combate.
O único porém é que sua história acabou se transformando em um verdadeiro Carnaval quando decidiu insistir na ideia de uma epidemia de simbiontes com algo megalomaníaco ao estilo Guerra dos Mundos. Um bom jogo que se esqueceu que os anos 90 já acabaram.
2) Ultimate Spider-Man
Se aproveitando do visual cel-shading, a Treyarch conseguiu trazer para os consoles a estética das histórias em quadrinhos que, aliado ao mundo aberto introduzido em jogos anteriores, fez com que muita gente se sentisse o Homem-Aranha de verdade pela primeira vez.
Ultimate Spider-Man ainda trouxe alguns detalhes que o ajudaram a ser um dos melhores títulos do personagem, como a utilização do universo Ultimate e de seu protagonista mais jovem e carismático, assim como a história escrita por Brian Michael Bendis, roteirista das HQs do herói.
1) Spider-Man
O fato de Spider-man — ou “o Homem-Aranha do PSOne” — encabeçar esta lista chega a ser óbvio. O game é sempre lembrado como um dos melhores títulos do personagem e certamente fez parte da infância de muita gente. Afinal, qualquer pessoa na cada dos 20 anos já deve ter passado algumas boas horas balançando por entre prédios ou caçando cartuchos de teia pelos céus de Nova York.
Apesar de toda a simplicidade do PlayStation original, Spider-Man marcou época por ser um dos primeiros títulos a criar a sensação de liberdade na hora de explorar o mapa. Com dezenas de uniformes para desbloquear e uma galeria invejável de vilões e aliados, o game é quase que a experiência definitiva do Amigão da Vizinhança nos video games.
0,5) Tony Hawk’s Pro Skater 2
Super-herói? Fotógrafo? Cientista? Professor universitário?
Que nada, a verdadeira vocação do Homem-Aranha sempre foi no skate — e é exatamente por isso que Tony Hawk’s Pro Skater 2 é o melhor jogo do personagem já lançado até hoje.