Você se lembra de um tempo em que os jogos para computador eram vendidos nas lojas, em caixinha e disco? Já faz algum tempo, e o domínio da mídia digital sobre a física no mercado de PCs continua crescendo. De acordo com dados da firma de pesquisa DFC Intelligence, 92% de todas as vendas de jogos para PC em 2013 foram realizadas pela internet, com apenas os 8% restantes correspondendo aos métodos tradicionais.
E a firma espera que essa supremacia aumente ainda mais, com o mercado de títulos físicos cada vez mais restrito a edições especiais ou de colecionador. Pelo menos no Ocidente, já que a realidade do Japão é bastante diferente e, por lá, apesar do Steam ter bastante sucesso, a preferência do público ainda está com os games na caixinha.
Mais do que isso, a DFC Intelligence aponta para uma defasagem em outras empresas de análise de mercado, que ainda não desenvolveram maneiras eficazes de rastrear as vendas de títulos digitais e, sendo assim, fornecem números pouco legítimos quando o assunto é, principalmente, as vendas de títulos no PC.
Depois de praticamente dominar o mercado de computadores, os jogos digitais começam a se tornar cada vez mais uma norma nos consoles. A Microsoft, por exemplo, já permite a venda de jogos por download em lojas físicas dos Estados Unidos, enquanto a Sony fomenta cada vez mais esse segmento com ofertas como o Cross-Buy, que permite o acesso a todas as versões de um game na compra de qualquer uma delas.
Com informações do VG24/7.