Embora Remember Me tenha caído rapidamente no esquecimento do público, o jogo serviu para colocar a Dontnod sob os holofotes da indústria. Afinal, mesmo o jogo não sendo tudo aquilo, o conceito por trás dele era bem interessante. E é por isso que Life is Strange, seu novo projeto, chama tanto a atenção.
Desenvolvido em parceria com a Square Enix, o game parte de uma premissa bastante simples, mas que abre margem para diversos desdobramentos diferentes: o que aconteceria se você pudesse mudar o passado? Filmes como “De volta para o Futuro” e “Efeito Borboleta” já mostraram que até mesmo a menor alteração pode trazer mudanças significativas no futuro — e é sobre isso que o jogo vai falar.
Na trama, vamos acompanhar a história do misterioso desaparecimento de Rachel Amber e dois de seus amigos de infância, Max e Chloe, vão tentar descobrir o que aconteceu. E o que tinha tudo para ser apenas thriller policial ganha ares fantásticos quando um dos protagonista descobre ter poderes de voltar no tempo.
Segundo a Square, este é apenas o princípio de algo incrível que eles querem apresentar. E, para isso, a Dontnod vai apostar em elementos e formatos diferentes daqueles com que eles estão acostumados a trabalhar. Tanto que Life is Strange chegará aos consoles da atual e da geração passada — além dos PCs, é claro — na forma de episódios, de maneira semelhante ao que vimos em The Walking Dead.
Além disso, assim como na série da Telltale, o título recém-anunciado também seguirá com um sistema de decisões que vai se estender ao longo desses capítulos. Assim, um ação feita no início da campanha pode gerar repercussões muito mais à frente.
Não se trata de nada inédito, mas que continua interessante se bem explorado. O diferencial aqui fica por conta desse efeito borboleta criado quando os personagens voltam no tempo para corrigir pequenas ações passadas. Lembra-se das realidades criadas em Back to the Future? Pois a ideia é basicamente a mesma — mas sem o apelo cômico.
O estúdio trouxe ainda algumas imagens que mostram um pouco do estilo artístico. E, por mais que não seja possível ver as “texturas feitas à mão” que a Square Enix comenta, não há como negar que tudo está muito bonito.
Life is Strange ainda não tem data de lançamento, mas ele será uma das atrações da gamescom nesta semana.