A revelação de que o misterioso P.T. anunciado na conferência da Sony na gamescom era, na verdade, um teaser interativo para Silent Hills pegou muita gente de surpresa. Tanto que não demorou para que todo mundo tentasse vencer o pesadelos da demonstração para ver o anúncio de Hideo Kojima com os próprios olhos.

A verdade é que o único vídeo que tínhamos até então havia sido publicado a partir de um streaming e, por isso, o áudio não era tão claro e havia os comentários da jogadora para desviar a atenção dos jogadores. Por isso, encaramos o terror da demo para trazer esse vídeo sem interrupções e totalmente legendado em português.

Nele, é possível ver não apenas o ator Norman Reedus como a icônica cidade, a velha trilha sonora e a revelação de que o game utilizou a Fox Engine, motor gráfico criado pela Kojima Productions e que há tempos vem deixando todo mundo embasbacado.

Além disso, o teaser ainda conta com um pequeno indício do que pode ser a trama de Silent Hills. Mantendo a tradição da série, temos um espírito perturbado de um filho que foi morto pelo pai e que deve voltar com todos os seus transtornos — se aproveitando do poder da cidade de materializar esses sentimentos.

Como vencer o puzzle do telefone?

Embora muitos tenham tentado assistir à cena final de P.T, poucos conseguiram. Isso porque ele possui um puzzle cuja lógica ainda não foi completamente desvendada. Tanto que nós só conseguimos passar desta parte por pura sorte — como a maioria dos jogadores, como o próprio Hideo Kojima contou durante a conferência da Konami na gamescom.

No vídeo acima você pode dar uma conferida no que fizemos para acabar com o looping e abrir a porta que leva o personagem para fora dessa maldita casa. E, enquanto todos os mistérios desse quebra-cabeça continuam sem solução, nós compartilhamos o que já sabemos e ainda damos dicas do que você pode fazer para aumentar suas chances.

O que descobrimos sobre a lógica do puzzle:

  • O looping só acaba quando o telefone toca;
  • Para fazer o telefone tocar, é preciso ouvir duas risadas de criança, que são ativadas dependendo do que você faz nesta sala;
  • As risadas só aparecem quando a música tensa está tocando;
  • Há um fantasma rondando a área e, se você for atacado por ela, é preciso reiniciar o puzzle. Ela não precisa matá-lo pra isso: basta atravessar o personagem para falhar.
  • Quando você ouvir um choro/gemido, fique parado. O som significa que ela está por perto e vai atacá-lo se você seguir em direção a ela.

O que fazer para passar desta sala

  1. Encare o relógio e espere dar meia-noite
  2. Assim que os sinos começarem a tocar, corra até a parede com a inscrição “I can hear them calling to me from Hell”. Em seguida, cheque o rádio logo em frente e vá até o telefone. Você ouvirá o primeiro riso.
  3. A segunda risada está no relógio, mas ninguém sabe ao certo como ativá-la. Ela é tão aleatória que apareceu quando pausamos o jogo. Então observe tudo na sala (radio, mensagens, espelho, telefone e fotos) e vá para o relógio quando a música tocar. Lembra-se de evitar o fantasma.
  4. Quando conseguir o segundo riso, vá ao telefone e fique olhando para ele com R3 pressionado até o controle vibrar. Continue esperando até ouvir a ligação.
  5. Você vai ouvir o som de uma porta sendo destrancada. Vá em direção às escadas e atravesse a porta.

Pronto. Com isso, a tela ficará preta e você verá a cena final.

Qual a necessidade disso?

Quando descobrimos que P.T. era, na verdade, um teaser de um Silent Hill produzido por Hideo Kojima e Guillermo del Toro, todos enlouqueceram, afinal era o sonho de todo fã de jogos de terror. E o pouco que vimos na demo realmente mostra que o jogo segue por um ótimo caminho — ou quase isso.

O misterioso P.T. é um Silent Hill de Kojima e Guillermo del Toro

É impossível negar o quão aterrorizante é este trailer interativo. Embora ele tenha um único cenário, o maldito corredor, ele consegue criar situações tão desesperadoras que você realmente sente-se impotente e incapaz de seguir em frente simplesmente por não ter coragem de encarar o que pode aparecer. É o típico terror psicológico que fez com que Silent Hill se tornasse um ícone.

No entanto, há algo bastante incômodo em P.T. que consegue estragar essa experiência. Ao longo de toda a demonstração, o jogo cria um clima muito tenso e você realmente não sabe o que esperar ao virar aquela esquina. Os puzzles são bem complexos, mas você consegue entender a lógica por trás deles logo após os primeiros sustos — exceto um.

O quebra-cabeça do telefone é o último obstáculo que separa o jogador do derradeiro anúncio de Silent Hills. Porém, a contrário dos demais desafios, não há nada que indique como resolvê-lo, deixando todo mundo à mercê da tentativa e erro. É claro que algumas pessoas já conseguiram passar por isso, mas ninguém sabe dizer ao certo o que fez exatamente.

O que você precisa saber sobre Silent Hills até agora

E isso é tão frustrante que toda a ambientação criada é jogada pelo ralo. Basta assistir a qualquer gameplay e ver a decepção tomando conta e todo aquele terror que existia anteriormente é substituído pelo desânimo. Em pouco tempo, o espírito deixa de ser assustador e tudo o que você quer é acabar com aquilo o mais rápido possível — e muitos desistem antes de conseguir.

De acordo com Kojima, a ideia é fazer com que as pessoas interajam e procurem fóruns e comunidades para trocarem informações em busca de uma solução — não importando o idioma que elas falem. É essa interação que ele quis trazer para o jogo. E o curioso é que o resultado final foi tão complexo que, segundo ele, quem passou fez isso por acaso e que ninguém entendeu a verdadeira lógica do puzzle.

Perguntas rápidas

Perdeu alguma coisa do anúncio ou está com aquela dúvida mortal? Vamos tentar respondê-las.

P.T? Silent Hills? Kojima? Explica isso direito.

Lançaram um teaser interativo na PSN que era, na verdade, o anúncio de um Silent Hill feito Kojima. Dê uma lida nessas notícias para entender.

E o que significa P.T?

Como o vídeo mostra no finalzinho, é uma sigla para Playable Teaser (teaser jogável), só que já tem gente indo além e procurando outros significados. Gosto bastante de Post Traumatic ou Project Toluca — o famoso lago que fica na cidade.

As piadas com o partido já perderam a graça, ok?

Já o 7780 Studios é, na verdade, uma piada em relação à forma como os japoneses falam Silent Hill. Segundo o diretor do game, a pronúncia é bem parecida com a do bairro nipônico Shizuoka, cuja área é de 7.780 Km².

Por que se chama Silent Hills, no plural?

Ninguém sabe ainda, então podemos especular. Há quem ache que vamos passar por várias realidades diferentes ou que o novo jogo vai agrupar vários elementos dos jogos passados. A demo lembra bastante Silent Hill 4: The Room, mas também há elementos de Shattered Memories e Homecoming, por exemplo. A verdade pode estar por aí. Ou não.

A única dica dada por Kojima é “susto no plural”. Ou talvez ele apenas queira matar a piada do “Até o Silent riu”.

E ele vai ser em primeira pessoa?

Não necessariamente. A demo usa essa perspectiva para manter o suspense do anúncio e não mostrar que estamos controlando Norman Reedus. Pode ser que o jogo mantenha isso, mas ele também pode retornar à clássica câmera em terceira pessoa. Não tem nada definido ainda.

E o motor gráfico?

A Fox Engine é a nova queridinha da Konami e não ia ficar de fora desse novo Silent Hill. Segundo Kojima, a ideia é usar o potencial do motor gráfico para criar algo incrível tanto em termos visuais quanto de jogabilidade. E, de acordo com o diretor, P.T. teve seu desempenho diminuído para parecer um game indie e que o resultado final vai ser bem melhor.

Vai ser exclusivo do PS4?

A demo foi, mas ninguém sabe se a versão final do game será. Antes de começarem a usar isso como munição na guerra dos consoles, espere um anúncio oficial.

A demo começa com duas baratas transando?

O que você precisa saber sobre Silent Hills até agora

Sim.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)