Apesar da apresentação da Konami na gamescom 2014 ter Metal Gear Solid V: The Phantom Pain como grande foco, Hideo Kojima reservou um tempinho para falar sobre P.T., o teaser interativo explodidor de cabeças que escondia, na verdade, um novo game de Silent Hill. O designer disse que ficou surpreso com a rapidez com a qual as pessoas chegaram ao final da demo, já que esperava que isso fosse levar, no mínimo, uma semana.
Segundo Kojima, P.T. foi desenvolvido como uma experiência coletiva. É isso o que explica as diversas frases em diferentes idiomas encontrados durante o jogo, além do incentivo à realização de streamings ao vivo no PlayStation 4 para quem tivesse medo de jogar sozinho. Além disso, o designer afirma que a lógica do enigma final ainda não foi encontrada por ninguém e que aqueles que conseguiram o fizeram sem querer.
A ideia por trás de P.T. era gerar o medo pela desinformação. Rodando na Fox Engine, o título não dá nenhuma dica ao jogador do que ele precisa fazer, deixando que ele descubra tudo sozinho e explore os cenários da forma que conseguir, exatamente como faria alguém naquela situação de tensão. Ainda assim, ele sabia que se o título fosse assustador demais, ninguém jogaria. Por outro lado, prometeu uma experiência de “cagar nas calças”, literalmente, com o novo Silent Hill.
Resolvendo mais um mistério de P.T., Kojima explicou que o nome do suposto estúdio de desenvolvimento, 7780s, é uma brincadeira com a forma como as pessoas chamam Silent Hill no Japão, fazendo uma brincadeira com a cidade de Shizuoka (que tem 7780 km² de área), no Japão, por causa da pronúncia. A foto usada para divulgar o game na PSN foi tirada no quintal de um dos desenvolvedores.
Silent Hills não tem data de lançamento marcada. Uma exclusividade para o PlayStation 4 ainda não foi confirmada.