A Prefeitura de Curitiba (PR) revelou que incluirá, em seu plano diretor, uma série de incentivos dedicados a colocar a cidade no mapa da inovação tecnológica. E entre as medidas idealizadas para garantir que o município continue sendo a “capital nerd”, como se auto intitulou, está uma iniciativa para investir em games que utilizem as ruas da capital paranaense como cenário.
As novidades foram discutidas na última sexta-feira (15) durante o Seminário Curitiba do Amanhã, que foi coberto pelo jornal Gazeta do Povo. Entre as ideias está a criação de um mapeamento tridimensional completo da cidade, de forma a verificar o impacto ambiental de construções e novos empreendimentos, além de sistemas voltados para a explosão de tecnologias vestíveis como smartwatches e óculos conectados como o Google Glass.
Todo esse investimento se dará por meio de incentivos fiscais e maior colaboração entre os diversos participantes desse sistema, como empresas, coworkings e organizações de zoneamento. Também faz parte do plano diretor a ocupação de espaços no centro de Curitiba para instalação de centros de criatividade, a ideia de que o direito à conexão também é um direito básico do cidadão e a circulação de drones e outras aeronaves menores pelos céus da cidade.