Se você é daqueles que reclama por ter mais jogos do que tempo, saiba que não está sozinho. Dados recentes indicam que 36,9% dos games adquiridos pelo Steam nunca nem mesmo foram abertos lá, e permanecem inativos na biblioteca dos usuários como uma triste lembrança de promoções do passado.
Os números foram obtidos pelo site Ars Technica e mostram o lado negativo de todas as ofertas e quedas de preço que estão disponíveis semanalmente na plataforma. Por mais que elas facilitem o acesso aos jogos, os gamers continuam jogando pouco e, de acordo com os dados, compram uma série de títulos mas acabam sempre jogando os mesmos.
É o que explica, por exemplo, o reinado absoluto de jogos como Dota 2 e Team Fortress 2 que, como opções free-to-play, acumulam o maior número de horas jogadas desde março de 2009. O MOBA já conta com mais de 3,8 milhões, enquanto o segundo colocado aparece com 1,4 milhão. Counter-Strike: Source vem em terceiro, com 1,2 milhão, e é seguido de perto por Counter-Strike, com 1,2 milhão.
Os dois também são os jogos mais “adquiridos” do Steam. Dota 2 tem 25,9 milhões de jogadores, enquanto Team Fortress 2 tem 20,3 milhões. Na sequência está Half-Life 2: Lost Coast, com 12,8 milhões (e que acumula também o maior percentual de jogadores que nunca encostaram nele), e Counter-Strike: Source, com 12 milhões.
Mas quando se fala na média de horas por usuário, porém, os vencedores são inusitados. Football Manager 2014 aparece na primeira colocação, com a soma de todos os seus jogadores chegando a cerca de 100 horas em média. The Elder Scrolls V: Skyrim vem sem segundo, com 53, enquando Call of Duty: Modern Warfare 2 aparece em terceiro, com 45.
Os dados foram compilados a partir de 172 milhões de perfis abertos no Steam, com as informações sendo coletadas ao longo de um período de dois meses. A amostra selecionada foi aleatória entre todo o universo de usuários, com cerca de 100 mil páginas sendo avaliadas todos os dias para coleta de dados.
A imagem que abre este texto foi retirada do site WCCF Tech.