“Empresa mercenária”. “Está dando um tiro no pé”. “Isso é um desrespeito aos fãs”. Essas foram apenas algumas das frases mais leves que vocês disseram sobre uma das grandes notícias da gamescom 2014, a de que Rise of the Tomb Raider seria um jogo exclusivo do Xbox One, mesmo que temporariamente. Até então calada sobre o assunto, a distribuidora Square Enix finalmente veio a público falar um pouco sobre as razões que levaram à negociação.
Em uma postagem no seu blog oficial, a companhia disse que não esperava causar tanta confusão e que levou a vontade dos fãs em consideração. Mas, por outro lado, o ímpeto criativo dos desenvolvedores falou mais alto e uma parceria com a Microsoft garantiria que ela pudesse tornar realidade sua visão para a nova aventura de Lara Croft. O objetivo final, diz a Square, é criar o melhor game possível.
Repetindo as palavras da Microsoft, a companhia afirmou que a exclusividade é, sim, temporária, mas que os detalhes do negócio não serão revelados. Além disso, explicou que a ideia, durante a gamescom, não era dar mais detalhes além do anúncio propriamente dito, mas que a reação negativa dos fãs acabou obrigando ambas as companhias a prestarem esclarecimentos adicionais.
Ao que parece, é uma atitude que beneficia ambas as partes. A Square Enix e a desenvolvedora Crystal Dynamics podem realizar sua visão de Rise of the Tomb Raider, enquanto a Microsoft ganha seu rival de peso para Uncharted 4. E você, jogador, também tem opções: comprar um Xbox, caso goste do game o suficiente para isso, ou então, esperar o fim da exclusividade temporária e torcer. Chorar nas redes sociais, infelizmente, não vai adiantar muita coisa.