Parece que a estratégia diferenciada de Dragon Quest X está causando mais problemas do que boas novas para a Nintendo e a Square Enix. Nesta semana, apenas cinco dias depois de lançar Dragon Quest X para 3DS no Japão, as empresas tiveram que suspender as vendas do título para evitar um colapso nos servidores do game.
Segundo a Square, o grande número de novos jogadores chegando ao mundo do game ao mesmo tempo causaram grande stress na infraestrutura e resultaram em muitas dificuldades de acesso. Não ajuda, também, o fato do título usar uma arquitetura de cloud computing para funcionar, transmitindo as informações para o console e realizando um processamento remoto, em vez de aplicar o sistema tradicional.
Sendo assim, como medida emergencial, as companhias decidiram suspender as vendas do game e também o envio de novos lotes para as lojas até que a questão seja normalizada. Segundo a Square, foi uma decisão difícil, mas necessária diante das falhas não planejadas dos servidores. Tudo será retomado assim que a questão for solucionada.