Quando Hans Lo, produtor sênior de Mortal Kombat X, subiu ao palco da Warner Bros. Games Summit para apresentar uma demonstração do noto título da franquia, houve certo alvoroço e, principalmente alegria. Pela demonstração jogada e informações cedidas, o novo jogo recebe definitivamente um novo fôlego, mas quando comparado ao seu predecessor não parece revolucionar.
Dos oito personagens disponíveis, checamos quatro, e dos estágios, vislumbramos dois. É importante ressaltar que nem todo o elenco do jogo foi escolhido, então é possível que haja alterações em sua versão final. Então, após Hans Lo apresentar os novos rostos divulgados até então (a filha do casal Johnny Cage e Sonya Blade, Cassie Cage; o guerreiro asteca e atual imperador do Outworld, Kotal Kahn; a garota Ferra que monta nas costas do ogro Torr e lutam como um só; e por fim a rainha-inseto humanóide D’Vorah), iniciou-se a primeira batalha, onde ocorreu o combate clássico entre os eternos inimigos Sub-Zero e Scorpion.
O produtor explicou a partir da seleção dos personagens que o jogador será obrigado a escolher um estilo de jogo, chamado de “Variação”, entre um total de três disponíveis. Cada um dos estilos concederá ao personagem uma árvore de golpes e ataques especiais únicos. Hans Lo inclusive comentou que cada uma que o jogador selecionar afetará o estilo de luta e a estratégia geral com a qual a partida será jogada.
Scorpion, por exemplo, tem disponível as Variações “Ninjutsu”, que lhe permite usar espadas duplas em golpes únicos; “Hellfire”, que lhe concede os poderes Hell Ball, Demon Fire e Flame Aura; e por fim “Inferno”, que lhe garante a habilidade de invocar um ajudante, direto das profundezas do próprio inferno. Sub-Zero, por outro lado, vem com as opções “Cryomancer”, que permite ao guerreiro invocar armas feitas de gelo; “Unbreakable”, que adiciona aos golpes as magias Frozen Aura e Barrier of Frost; e por último “Grandmaster”, que lhe permite criar um clone de gelo que pode ser jogado contra o inimigo ou usado como um escudo.
Na demonstração jogada pelo produtor sênior, é possível perceber uma certa evolução na jogabilidade, além de gráficos e animações melhoradas. Os golpes “Raio-X” e “Fatalities” também estão de volta, e agora será possível interagir com recursos do próprio cenário de combate para atingir o inimigo, tais como agarrar-se em troncos de árvores, utilizá-los como suporte para impulsos ou até mesmo jogá-los diretamente no inimigo, dentre tantas outras possibilidades.
Após a batalha, veio uma segunda demonstração, desta vez utilizando Kano e Raiden. As Variações de Raiden, incluem: “Displacer”, que lhe concede os poderes “Teleport” e “Sparkshot”; “Master of Storms”, que faz com que o Deus do Trovão crie armadilhas de eletricidade estática; e por fim “Thunder God”, que adiciona golpes aos combos normais e aumenta a força e capacidade da energia elétrica do personagem.
Kano, por sua vez, possui os estilos “Cybernetic”, que lhe garante o núcleo da armadura avermelhada e poderes como o Eye Laser e Grenade Arsenal, além de uma vantagem à longa distância e boa defesa contra ataques aéreos; “Commando”, que altera o núcleo para um tom amarelado e permite ao guerreiro contra atacar tanto ataques altos como ataques baixos, uma tática que força o oponente a alterar as estratégias; e por último “Cutthroat”, que altera seu núcleo para a cor verde e lhe concede habilidades especializadas com facas, além de ataques fortalecidos quando ele bate em seu próprio coração cibernético.
Quando a luta acabou, Hans Lo demonstrou um vídeo especial com os Fatalities feitos até então, e enfim, reafirmou que além presença do diretor criativo e co-criador da franquia, Ed Boon, no Brasil Game Show 2014, o evento também também contará com uma demonstração jogável do novo título.
A história do novo título se passa 25 anos após os eventos do jogo lançado em 2011 (intitulado apenas “Mortal Kombat”), e promete uma trama épica e cinematográfica. Com previsão de lançamento previsto para 14 de Abril de 2015, “Mortal Kombat X” será lançado para PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One e PC, e contará ainda com vozes e legendas em português brasileiro.