Em março, quando o Facebook comprou a fabricante do Oculus Rift, o criador de Minecraft, Markus Persson, o Notch, foi um dos primeiros a tornar público seu descontentamento. Refletindo a posição de muitos jogadores sobre o negócio, o designer cancelou o desenvolvimento de uma versão do game de mundo aberto para o Rift e disse que a rede social “o assustava”, assim como qualquer outra grande corporação do tipo.
Avance o tempo quase seis meses e Notch está envolvido em uma negociação do mesmo porte, com a venda de sua desenvolvedora, a Mojang, para a Microsoft. O criador de Minecraft manteve sua palavra e disse que vai deixar a companhia assim que a aquisição for completada, mas isso não impediu que o CEO da Oculus VR, Brendan Iribe, respondesse às críticas feitas pelo produtor algum tempo antes.
Falando durante o Oculus Connect, um evento voltado para desenvolvedores interessados na plataforma, o executivo disse que é irônico observar que um movimento tão criticado no passado está sendo guiado pelo próprio Notch no momento. Ele parabenizou a Microsoft pela compra da Mojang e disse achar que o desenvolvedor está “voltando”, mostrando uma esperança que ele volte atrás de sua decisão anterior.
Mas a verdade é que Persson está desligando completamente seus laços com Minecraft. No mesmo dia em que anunciou a compra da Mojang pela Microsoft, o desenvolvedor disse estar abandonando sua obra para trabalhar em projetos menores e mais autorais, já que não quer ter a responsabilidade de lidar com um produto deste tamanho.
Com informações do Kotaku.
Imagem: The Daily Dot