Uma notificação legal registrada nesta quinta (01) pela Zenimax pode colocar um pouco de areia nos planos do Facebook com sua mais recente aquisição, a Oculus VR. A empresa, que é detentora de estúdios como Bethesda e id Software, está acusando John Carmack de roubar tecnologia após sua demissão e posterior contratação pela companhia de realidade virtual.

De acordo com o documento registrado nos Estados Unidos, o criador de Doom teria levado consigo uma série de trabalhos que estavam sendo realizados pela Zenimax para continua-los na Oculus. Sendo assim, o conglomerado pede que as empresas cheguem a um acordo de licenciamento da tecnologia, para que ela possa ser utilizada sem problemas nem necessidade de processos judiciais.

Pelo Twitter, Carmack não negou a transferência de trabalhos, mas disse que, por mais que a Zenimax possa ser a proprietária dos códigos utilizados por ele, nenhuma das tecnologias estava patenteada. Sendo assim, a alegação não faria sentido, já que não existe nenhum documento comprovando a posse dos elementos contestados.

Por outro lado, a Oculus VR nega veemente as acusações e, na figura de um porta-voz, afirmou que é comum que rivais apareçam com alegações “ridículas e absurdas” em períodos de grande atenção ou que envolvam grandes negociações. Além disso, afirmou estar pronta para a briga e disposta a lutar por suas propriedades.

Não se sabe se o Facebook tinha conhecimento das supostas ações de Carmack durante as negociações de compra da Oculus VR, mas de acordo com a Zenimax, o CEO da empresa, Palmer Luckey, tinha pleno conhecimento sobre o roubo de propriedade. Os pedidos relacionados a acordos e licenciamentos datam do final de 2012, mas apenas agora o conglomerado decidiu fazer uma reclamação formal sobre o assunto.

As informações foram publicadas pelo The Wall Street Journal que, inclusive, publicou uma afirmação grave. Na visão da Zenimax, a tecnologia desenvolvida por anos em seus estúdios foi a principal responsável pela transformação da Oculus VR de “um sonho de garagem em realidade”. Tudo isso graças à ação de John Carmack.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)