Depois do IllumiRoom, que quer aumentar a imersão dos jogos do Xbox One, a Microsoft está levando os projetores atrelados ao console a um novo patamar. Por meio de seus laboratórios de desenvolvimento, a empresa apresenta o RoomAlive, um projeto que quer transformar a sala de sua casa em video game, por meio de um sistema de imagens refletidas nas paredes para ampliar a interação.
O vídeo acima mostra a possibilidade de uso em jogos de tiro e ação. Os projetores servem não apenas para criar inimigos e cenários, mas também se adaptam a móveis e à arquitetura da sala, permitindo que a experiência seja ajustada de acordo com o espaço disponível de cada um.
Trata-se, claro, de um projeto em desenvolvimento e ainda bem longe de chegar ao mercado. No momento, a Microsoft já estuda aplicação prática em jogos e de que forma as experiências podem ser integradas não apenas ao Xbox One, mas também a títulos para PC. O principal empecilho aqui é o preço, que já era um problema para a empresa no caso do IllumiRoom, e agora, se junta também a uma instalação que não parece ser muito simples.