Se a ideia der certo, a EA Sports podem ter um nome que, em breve, não fará sentido. Em busca de diversificação e novas ideias, o estúdio da empresa em Orlando, nos Estados Unidos, vai realizar sua primeira game jam interna, colocando funcionários para desenvolver títulos e iniciativas inéditas, que mais tarde, podem aparecer e jogos da empresa.
Trata-se, na verdade, da expansão de um conceito chamado internamente de “Action Time”, como explica o diretor da empresa, Darryl Holt. Segundo ele, os produtores e qualquer outro membro envolvido no desenvolvimento de um game pode solicitar, a todo momento, um “Action Time”, um período de duas semanas no qual ele se afasta de suas atribuições normais para trabalhar em iniciativas criativas. A ideia da game jam é fazer um período como estes, só que maior, em comemoração ao aniversário de 20 anos do estúdio.
E vale tudo, incluindo títulos de ação, tiro e aventura, ou seja, que não esportivos. São 800 funcionários trabalhando na EA Sports Orlando, como cita o Sentinel, e muito dificilmente todos eles trabalharão em projetos relacionados aos jogos atuais da empresa. A expectativa é, sim, de ver muita coisa que possa ser aplicada em franquias como Madden NFL, NBA Live e PGA Tour, mas se algo de qualidade além disso surgir, porque não encarar o projeto?
Os melhores projetos serão escolhidos pelos próprios funcionários, mas não há garantia de que as ideias verão a luz do dia. Mas, a expectativa é alta. Os resultados, porém, não devem ser revelados ao público tão cedo.