A notícia da queda nas vendas de consoles Nintendo veio acompanhada de uma reestruturação interna, que será conduzida pelo presidente da empresa, Satoru Iwata. E entre os focos de atuação está o foco maior em smartphones e tablets, uma informação que levou muita gente a acreditar que Mario e outras franquias da empresa podem chegar em breve aos celulares. Não é o caso, segundo o próprio CEO da “Big N”.
Em nova declaração aos investidores, traduzida pelo Wall Street Journal, Iwata afirmou que o mercado de consoles continua bem forte, apesar da concorrência cada vez maior com o mundo mobile. Sendo assim, um foco maior da Nintendo nesse mercado não significa que a empresa passará a lançar jogos para esse tipo de dispositivo.
Pelo contrário, a ideia é justamente usar o mundo mobile para informar e instigar as pessoas a buscarem as plataformas e jogos da Nintendo. Uma possibilidade levantada por especialistas para firmar a presença da Nintendo nos tablets e smartphones seria o lançamento de aplicativos para fazer compras pelo eShop e acessar o Miiverse. Muita gente, porém, discute a possibilidade de uso desses aparelhos como extensões da jogabilidade, uma vez que o Wii U já é, por si só, um video game que conta com a segunda tela como padrão.