Uma das grandes novidades que deve chegar aos jogadores com a atualização 2.0 do PlayStation 4 é a função Share Play, que vai permitir aos jogadores quase que literalmente entregarem o controle para um amigo, só que virtualmente. Tudo vai acontecer por meio da tecnologia de computação na nuvem, com o parceiro assistindo a uma transmissão do game de seu companheiro e podendo jogar em seu lugar.
No site da Sony no Japão, os desenvolvedores do console revelaram mais alguns detalhes sobre a novidade e seu funcionamento. Segundo a compilação feita pelo DualShockers, por exemplo, não será possível realizar o streaming ao vivo durante uma sessão de Share Play. O sistema também não funciona com o Remote Play ativado, ou seja, nada de pedir ajuda enquanto estiver usando o Vita para jogar.
Além disso, assim como acontece nos gameplays, desenvolvedores podem impor restrições ao compartilhamento e exibição de certas imagens de seus games, o que também deve afetar o Share Play. Da mesma forma, screenshots e clipes de vídeo não podem ser utilizados aqui, nem pelo host nem por quem assumiu o controle à distância.
Por fim, como já sabíamos, o Share Play deverá ter limite de uma hora para jogatina, já que a ideia aqui não é “emprestar” o jogo para alguém, e sim, pedir ajuda ou permitir que seu amigo conheça outros títulos. Apesar disso, será possível iniciar a sessão imediatamente após o fim do tempo.
O firmware 2.0 do PlayStation 4, codinome Masamune, ainda não tem data de lançamento marcada, mas a expectativa é que ele dê as caras ainda neste ano. O download, claro, é gratuito.