Durante a Brasil Game Show 2014, conversamos com o gentil e atencioso Martin James Capel, diretor de um dos próximos títulos da franquia de assassinos mais querida da Ubisoft; Assassin’s Creed: Rogue. Capel nos explicou de maneira empolgada e em detalhes sobre como o game irá se diferenciar de Black Flag, que também aborda batalhas em navios, e nos revelou que o jogador poderá jogar ao modo templário, fazendo o que quiser durante o jogo. Confira!

NGP: Vimos que nos gameplays de Assassin’s Creed: Rogue, teremos muitos combates e explorações em ilhas. Mas já vimos muito desses aspectos anteriormente em Assassin’s Creed: Black Flag. Então, o que você farão para diferenciar um do outro?

Martin James Capel: Primeiramente, nos focamos em uma jogabilidade naval. Criamos toda uma nova experiência focada nisso. O transporte é um novo navio e se chama Morrigan, que é maior, mais rápido e mortal que o Jackdaw. Trazemos nele também armamentos templários de ponta, onde, por exemplo, você pode criar uma trilha de óleo e depois atear fogo; ou até mesmo usar a metralhadora, a Puckle Gun, uma arma que causa muito dano e que pode ser usada a qualquer momento.

Apresentamos também todo um novo cenário com jogabilidade na neve, no Atlântico Norte, onde você poderá usar icerbergs como pontos para se esconder; e, até mesmo destruí-los para causar dano em diversos outros navios que estão próximos da área… Então mudamos um pouco o combate naval e os navios agora podem ser abordados pelos inimigos. Em Black Flag, apenas o jogador podia fazer isso, mas agora mesmo os NPCs podem abordar seu navio de volta. E como muitos fãs nos pediam para mostrar mais a jogabilidade em terra, nos focamos um pouco mais nisso.

Desta vez você vai jogar como um templário. Então criamos toda uma nova facção de inimigos, que são membros de gangues. Eles são assassinos, criminosos e ladrões, mas agora que você será um templário, você terá que ir contra todos eles. Colocamos, então quadrilhas, que vão te emboscar e te atacar. Existirão membros dessas gangues que usarão bombas de gás, buracos para você cair e eles poderem então atirar em você. Além disso, temos assassinos que podem se movimentar por todo o cenário, se esconder em lugares e até mesmo matarse te alcançarem. Desta vez viramos tudo contra você: há personagens que podem usar as mesmas habilidades que você tem e assim, usá-las contra você. Abordamos, portanto, a famosa questão: como assassinar um assassino?

acro_screen_reverse_boarding_gc_140813_10amcet_1407873223

Criamos ainda toda uma nova engine de jogabilidade, baseada em manipulação, mas com os holofotes sobre os templários. Eles são grandes, poderosos, e manipuladores. Está tudo lá. Shay é o personagem principal em Rogue. Ele pode usar desde “air bullets” a “grenade launchers” com projeteis específicos, como uma bala que deixa o atingido em estado berserk. E você pode usar [todo esse arsenal] em multidões, incluindo civis. Mas você sabe… Nos jogos anteriores se você matasse muitos civis… (risos) Lá atrás você não podia matar civis. Mas aqueles eram os assassinos. (risos) Então aqui você pode matar pessoas. Aqui você jogará com os templários.

Você pode usar os projeteis berserk, pode atirá-los em pessoas comuns, em gangues que começarão a matar uns aos outros, e você pode também atirar em cabras e ursos. Utilizando [estes projeteis] em animais selvagens, quando eles forem atingidos e alguém aparecer na frente deles, essas pessoas serão atacadas. Então utilizamos toda essa engine em conjunto com os ambientes, para o jogador dominar e pensar: “ok, a situação é esta, cabe a mim agora como resolver”. Agora é com os jogadores.

Sabe… Veremos até onde, até quanto vão os limites dos templários, então não seremos mais assassinos, seremos templários. Não é apenas um Assassin’s Creed… Será o jeito templário de jogar. Então faça como quiser! Faça do seu jeito!

Iremos ainda mostrar outras localidades como a cidade de Nova Iorque, muitos anos antes de como a que vemos em Assassin’s Creed III. Reconstruímos toda a cidade de modo que fosse mais fácil chegar ao topo dos prédios. E espalhamos os membros das gangues que te falei antes por todo o local. Eles meio que controlam o lugar, então será preciso que você tire eles do comando da cidade.

Bem, esse será um mundo bem grande. Um dos mundos terá o mesmo tamanho do mapa jogável de Black Flag. E outro ambiente que iremos abordar é River Valley. Mas em cada mapa que você descer do navio e explorar, haverá muito a ser feito e muitas batalhas para enfrentar, e missões. Então vá lá, jogue, explore, acabe com os britânicos, acabe como os assassinos… Aqui você jogará como quiser sendo um templário, o quê irá relacionar Rogue com o começo de Assassin’s Creed III.

assassins-creed-rogue-screenshot-5

NGP: Muito legal. Acho bacana que iremos jogar como um templário, mas será que jogaremos pelo menos um pouco com um assassino?

Martin James Capel: A história começa com Shay como um assassino. Mas vai acontecer algo importante na trama que fará com que ele repense seus valores. E é aí que ele irá se tornar um templário. E isso é importante porque todo mundo acha que os assassinos são os bonzinhos e os templários são os malvados. Então aqui todos sentirão uma experiência diferente. E Shay não segue exatamente um estereótipo, ele tem seus próprios ideais e suas próprias crenças.

 NGP: Então há chances de encararmos múltiplas escolhas e possivelmente termos finais alternativos?

Martin James Capel: Eu não posso falar sobre nada disso (risos). No mundo de Assassin’s Creed veremos um Shay ainda jovem e ingênuo quando ele é um assassino. E quando ele se torna um templário. E conforme passa-se o tempo, vemos mais como uma jornada de como ele amadurece e se torna um homem. Abordamos muito questões como: uma pessoa fazendo suas próprias escolhas e trilhando através delas. E embora os jogadores não estejam tão acostumados com isso, eles verão que no mundo de Assassin’s Creed nada é realmente tão claro como parece ser. No fim, é mais sobre como os valores pessoais às vezes não são tão notáveis quantos os valores de uma organização.

Assassin’s Creed: Rogue será lançado em 11 de novembro, para Xbox 360, PlayStation3 e PC. O game terá localização totalmente em português. Leia nosso hands-on sobre o título clicando aqui!

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)