Desde o começo da tarde desta terça-feira (28), acumulam-se os relatos de problemas no PlayStation 4, reportados por usuários que baixaram e instalaram a atualização 2.0 Masamune. A maioria das falhas parece se relacionar ao sistema de stand by do aparelho ou à conexão com a PSN. Agora, a Sony se pronunciou rapidamente sobre o caso.
Pelo Twitter, meio tradicional de entrar em contato com os usuários em casos desse tipo, a empresa disse estar ciente das reclamações sobre a atualização 2.0. Sem confirmar exatamente quais são os problemas que estão acontecendo, a Sony diz apenas que seus engenheiros estão analisando o caso e que uma solução deve ser apresentada em breve.
We are aware of issues reported by some PS4 users following the release of 2.0, our engineers are investigating. Thanks for your patience.
— PlayStation Europe (@PlayStationEU) 29 outubro 2014
Logo que a atualização saiu, o leitor Mario Cunha nos enviou um email relatando que, após a instalação, seu console ficou travado no modo de espera após cinco minutos de jogatina, com a luz laranja indicativa pulsando. Não era possível ligar o aparelho novamente pelo controle nem pelo botão físico, localizado na parte da frente. Por outro lado, o console de nosso guru Cassio Barbosa e o meu próprio não apresentaram problema algum, o que é um grande alívio após toda a treta com o auto-eject que sofri logo que o comprei.
Para muitos, a restauração do banco de dados do aparelho parece ser uma solução, mas ela não funcionou em todos os casos. Para fazer isso, desligue o console completamente. Na sequência, ligue-o novamente e mantenha pressionado o botão power até que soe o segundo bipe. Você vai acessar um menu de configurações do sistema, no qual a função “Rebuild Database” estará disponível.
Em outros casos – incluindo o do nosso próprio editor, Durval Ramos – reinstalar a atualização parece ter sido a solução. Basta acessar, da mesma forma, o modo de segurança, mas escolher a terceira opção, “Update System Software”. A atualização será reinstalada e, caso a falha esteja ocorrendo devido a problemas na instalação original, eles devem ser sanados aqui. Em ambos os casos, dados salvos e jogos instalados não serão deletados do HD.
Com as soluções resolvendo ou não, pelo menos, o problema não é do tipo que torna o console inútil. Existem sim relatos de consoles brickados após a instalação do novo firmware, mas eles parecem estar relacionados a usuários que tiraram o PS4 da energia antes do fim da instalação, corrompendo o HD do aparelho. De forma geral, ainda é possível jogar e acessas todas as funções do aparelho, em uma falha que parece ser puramente de software.
Por outro lado, caso a restauração da database não funcione para você, não há muito mais que se possa fazer. Como a Sony já está ciente dos problemas, uma declaração oficial sobre eles deve vir em breve, junto com uma nova atualização ou métodos para solucionar definitivamente os problemas. Só podemos esperar, infelizmente.
Por ora, a melhor indicação é evitar colocar o console em stand by. Use-o normalmente e, quando terminar, prefira desligá-lo totalmente. Isso vale, inclusive, para você que ainda não encontrou o problema. O inconveniente de baixar atualizações ou ter que carregar o controle enquanto joga não são nada em relação aos problemas que podem acontecer. É melhor não arriscar.