Os planos da Nintendo voltados para sensores de “qualidade de vida” começaram a dar as caras nesta quinta-feira (30), quando a companhia revelou o desenvolvimento de um produto voltado para tratamento de problemas de sono. Sem fio e criado para ser colocado ao lado da cama, o dispositivo vai mapear o descanso do utilizador a partir de uma série de parâmetros.
O equipamento está sendo desenvolvido em parceria com a ResMed, uma empresa americana especializada em distúrbios do sono. A ideia é criar um “mapa de fadiga”, algo que não é necessariamente considerado uma doença, mas que afeta o cotidiano das pessoas tanto quanto qualquer enfermidade tradicional.
Por meio de micro-ondas, o sono é acompanhado e os dados vão sendo hospedados na nuvem. De lá, podem ser compartilhados com instituições médicas ou acessados pelo próprio usuário, que passa a ter noção da qualidade do seu sono e sobre o que fazer para melhorar suas horas de descanso.
Só não se sabe, ao certo, como isso se encaixaria em um video game, se é que a ideia da Nintendo com o sensor é fazer isso. Como parte de seu plano de reestruturação, o CEO da empresa, Satoru Iwata, disse que uma das ideias é utilizar games para melhorar a vida das pessoas de formas divertidas. Ainda são poucos os detalhes, mas esse seria o primeiro passo nessa direção.
Com informações do Gamasutra.